,

Confirmam-se cinco casos de doença dos legionários em trabalhadores da Sakthi

A Direção-geral da Saúde (DGS) confirmou esta sexta-feira um quinto caso de doença dos legionários num trabalhador da fábrica Sakthi na Maia, afetada por um surto da bactéria ‘legionella’.

A DGS informou às 13h00, em comunicado, que “foi notificado um novo caso de Doença dos Legionários em trabalhador da empresa Sakthi Portugal SA”.

Assim, “a totalidade do cluster passa a incluir cinco doentes, todos trabalhadores daquela empresa, admitindo-se que os casos foram devidos a exposição ocupacional previamente identificada”.

Esta entidade adianta ainda que “os trabalhos conduzidos pela Inspeção-Geral do Ambiente (IGAMAOT) confirmaram que a unidade fabril está em condições de continuar a laboração, visto que os trabalhos de desinfeção foram, entretanto, concluídos”.

Por outro lado, o “nível de alerta para a população em geral mantém-se nos termos dos comunicados anteriores, uma vez que se trata de exposição, até ao momento, confinada a ambiente ocupacional”. O mesmo é dizer que a população não precisa de tomar precauções adicionais.

Angélica Santos