,

ISMAI e IPMAIA promovem Semana Aberta

Com o objectivo de dar a conhecer a oferta formativa e as diversas atividades de ensino e investigação, o ISMAI e o IPMAIA promovem, de 27 de Março a 1 de Abril, a Open Week ou Semana Aberta, que inclui o II Seminário de Treino Desportivo, a 31 de março, bem como um conjunto de actividades do interesse dos professores e estudantes do Ensino Secundário e Profissional.

Entre as 9h00 e as 17h00, “os visitantes poderão participar em palestras, workshops, demonstrações e atividades experimentais, possibilitando o contacto próximo com a dinâmica do campus académico”, de acordo com a organização.

O Seleccionador Nacional de Voleibol, Hugo Silva, debaterá “A Dinâmica dos Grupos Desportivos: Liderança no Desporto”, juntamente com outros dois convidados – Henrique Calisto (treinador de Futebol) e Jorge Braz (Seleccionador Nacional de Futsal), no primeiro painel do seminário, que será moderado por Pedro Teques, doutorado em Psicologia do Desporto.

O segundo painel terá como tema a “avaliação e controlo do treino desportivo: propostas metodológicas” e será moderado por António Sampaio, contando com as apresentações dos convidados António Barbosa, Doutorado em Ciências do Desporto e treinador de futebol; Mário Simões, Mestre em treino de alto rendimento e preparador físico da seleção sénior masculina de Voleibol; Ricardo Fernandes, Doutorado em Ciências do Desporto; e Rodrigo Zacca – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e treinador de Natação e Triatlo.

Da parte da tarde, no 3º painel, irá abordar-se o tema “Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto: Formação Desportiva em Portugal”. O moderador é Rui Resende. São convidados e oradores para este debate: Hugo Sarmento, Pedro Sequeira e Valter Lopes, todos Doutorados em Ciências do Desporto, e ainda José Rodrigues, Doutorado em Pedagogia do Desporto.

O último painel, a partir das 17h00, é sobre “Metodologia do Treino Desportivo: Uma Abordagem Multidesportiva”, com moderação de Alberto Carvalho, preparador físico no Famalicão FC.
Os convidados são: Paulo Sá, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Andebol; José Borges, treinador de Natação; João Campos, treinador de Atletismo, e Luís Castro, treinador de Futebol no Rio Ave FC.

Angélica Santos