,

Aproveitar melhor a Páscoa na Maia

A Páscoa é um período de reflexão para os católicos, se possível, com o propósito de mudança no sentido de um ser humano melhor, mais humano e compreensivo.

Como é normal em quase todas as festividades religiosas, existe uma série de iniciativas de cariz profana que acompanham esta época. São várias as entidades a fazerem propostas de lazer ou a proporem sugestões para os tempos livres, em especial das crianças e jovens.

Estas que o Primeira Mão apresenta são apenas algumas delas.

Exposição sobre símbolos pascais na Torre Lidador

De 1 a 30 de abril, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia leva a efeito uma exposição no Átrio da Torre do Lidador, com o tema “Celebrar a Páscoa – Os símbolos pascais”.

Esta exposição pretende, à semelhança dos anos anteriores, assinalar a festa religiosa da Páscoa, dando a conhecer “espólio” relativo a esta celebração no concelho. Este ano o enfoque serão os símbolos pascais. Os Símbolos da Páscoa são representações que fazem parte dos rituais da Semana Santa.

Os objetivos do evento são assinalar a festa Religiosa da Páscoa e divulgar à comunidade elementos relacionados com a respetiva celebração. A entrada é livre.

Horário: 09h00 – 17h30

Oficina Caixa de Amêndoas

A pensar no público escolar que frequenta centros de estudo, o Museu organiza de 4 a 7 de abril a Oficina Caixa de Amêndoas.
Esta atividade, de carácter lúdico, consiste na construção de uma caixa para amêndoas. Tem como objetivos desenvolver competências no âmbito da destreza manual e promover a reutilização de materiais nas oficinas manuais.
Para a realização da mesma é necessário material reutilizável como latas pequenas; frascos de vidro pequenos; fitas, papel decorativos e outros elementos que se considerem úteis para a decoração da caixa e serão a cargo dos participantes.
A iniciativa que decorre no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia é gratuita, mas requer inscrição prévia (limite de 15 crianças).

Horário: 10h00 – 12h00 | 15h00 – 17h00

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Museu fervilha de ação nesta Páscoa e não esquece as famílias. Assim, a 9 de abril, promove a Oficina Sabores de Páscoa.

Esta atividade consiste na decoração de um bolo com motivos alusivos à época em celebração – a Páscoa.

Após uma visita guiada à exposição temporária “Cozinha Maiata: cem anos de histórias de faianças e sabores na Terra da Maia”, e atendendo aos símbolos pascais documentados na Exposição Temporária “Celebração da Pascoa – Os Símbolos Pascais”, patente na Torre Lidador, estabelece-se a ligação à gastronomia aliada à celebração da Páscoa. De seguida, a família inicia a decoração de um bolo com os símbolos da Páscoa de origem pagã, nomeadamente os ovos.

A ação desenvolvida no Museu é gratuita, embora a família interessada em participar deva inscrever-se.

Horário: 10h00 – 12h00

Workshop da Páscoa no Turismo

Num ponto mais central da cidade da Maia, no Maia Welcome Center/Loja Interativa de Turismo da Maia, realiza-se no dia 8, o Workshop da Páscoa.

“Vem fazer um trabalho manual alusivo à Páscoa. Vamos fazer e decorar ovos em feltro. Usando a tua criatividade poderás fazer algo para a decoração da tua casa ou para oferecer à tua madrinha” – é este o desafio que é lançado às crianças a partir dos 8 anos para melhor aproveitarem as suas férias escolares.
 
A sessão irá durar duas horas, tendo início às 10h00. Tem um custo de 5 euros.

Os interessados devem inscrever-se previamente no Posto de Turismo.

As Propostas ‘Primeira Mão’ nesta Páscoa passam por fazer as compras no Talho das Guardeiras para o grande almoço de família, no domingo de Aleluia.

E não deixe de captar momentos para mais tarde recordar, fotografe e revele as imagens na Socifoto, no C.C. Venepor.

Para que se sinta bem com a sua imagem nesta Páscoa, agende uma visita a Inês Pereira Cabeleireiros e também na Clínica Persona.

Como Páscoa é tempo de resolução e de mudança, incentive aquele familiar indeciso a tirar a carta de condução e marque já as suas aulas no grupo de Escolas de Condução Oliveira.