,

Semana Intercultural Maiata

 

De 3 a 9 de abril a Câmara Municipal da Maia em parceria com a SOCIALIS – Instituição Particular de Solidariedade Social e a Santa Casa da Misericórdia da Maia promoveram a Semana Intercultural Maiata.

 
Este evento pretende promover a interculturalidade e a valorização da diversidade de etnias no município, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre aqueles e a população autótone.

 
O programa arrancou com a inauguração, no dia 3 de abril, da exposição fotográfica “Cidadania na Interculturalidade”, a ter lugar na Galeria D. Manuel II – Fórum da Maia, e que contou com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara da Maia, Ana Miguel Vieira de Carvalho.

No dia seguinte, a 4 de abril, realizou-se na Sala de Formação da Câmara Municipal da Maia, a ação formativa “Portugueses Ciganos, Cidadania e Interculturalidade”.

No mesmo dia, pelas 14h30, o Auditório da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia (Gemunde) recebeu a ação “Pregões à moda do Porto”, dinamizada pela “Troupe das Palavras Vivas”.

Na manhã do dia 5, realizou-se na Casa do Povo de Vermoim, a palestra “As sexualidades humanas, quebrando tabus”, dinamizada pela Associação “Mais Brasil”.

O cinema também integrou esta semana de atividades, com a sessão comentada “Promessas de um Mundo Novo”, dinamizada pela Associação “Mais Brasil”, na Casa do Alto (Pedrouços).

No Auditório do Cinema Venepor realizou-se a Noite Intercultural Maiata, na passada sexta-feira, com os números “Djélem”, bailado clássico com danças ciganas, dinamizado pela “Noé Dance Studios”, e “Raízes”, dança e música indígena e equatoriana, dinamizado pelos “Inti Chaski”.

No sábado e domingo, o Mercado Coronel Carlos Moreira (Castelo da Maia) recebeu a Feira Intercultural Maiata “Sete Cantos do Mundo”, com demonstrações culturais, gastronómicas e animação diversificada.