, ,

Maia mantém-se no Top25 dos melhores municípios

O ranking anual da Bloom Consulting, que analisa a nível nacional os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses, coloca o Porto num dos três primeiros lugares. A Maia mantém a 21ª posição no ranking geral, o chamado Top25, mas desceu nos rankings específicos de Negócios e Viver.

A lista, que já vai na quarta edição e é liderada por Lisboa, mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
De um ponto de vista global, os resultados dos municípios do Norte foram muito positivos.

Apesar de manter a posição do ano anterior no ranking geral, o município da Maia desceu ligeiramente na lista Negócios. No Top 10 do ranking Negócios, verifica-se a descida de Oeiras e Maia que ocupam agora a 6ª e 7ª posição, respetivamente. O município desceu uma posição em relação a 2016.

Já na categoria Viver, também desceu duas posições, encontrando-se em 19ª posição. Na categoria Visitar, a Maia não consta do Top25.

Porto e Braga afirmam-se na região Norte

O município do Porto volta a dominar a Região Norte conseguindo nesta edição recuperar o 1º lugar na dimensão Viver que tinha perdido para Braga há duas edições. Braga é 2º classificado e partilha agora o pódio com Vila Nova de Gaia, que se estreia no Top 3 da Região Norte.

Braga, que apesar de perder para o Porto o primeiro lugar na dimensão Viver, consegue subir de prestação em todas as categorias e consolida o segundo lugar na região. Guimarães, por sua vez, viu fugir o pódio para Vila Nova de Gaia que consegue, pela primeira vez, este 3º lugar da Região Norte de Portugal, ultrapassando também Matosinhos que é agora 5º.

Subidas de destaque

Vila Nova de Gaia é protagonista neste ranking da Região Norte tendo subido duas posições e conseguindo um 3º lugar sem precedente devido à melhoria de resultados em Negócios e Turismo. Vila do Conde sobe um lugar e recupera o 8º lugar de 2015 e Bragança mantém uma tendência vencedora, subindo mais 2 lugares no ranking regional e entrando no Top 10 da Região Norte.

Sobre a Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada em “Country”, “Region” e “City” branding, analisando e desenvolvendo estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo.

Angélica Santos