,

Maia tem novos parqueamentos para bicicletas

A Câmara Municipal da Maia procedeu, neste ano de 2017, à instalação de dez novos parqueamentos de bicicletas, no âmbito do programa municipal de mobilidade sustentável. A intervenção diz respeito a um investimento global comparticipado, que ronda os 38 mil euros.

Os equipamentos foram instalados nos seguintes locais: Rua Vitorino Nemésio (Interface Parque Maia); EB2/3 e Secundária da Maia (junto às USF Pirâmides/Odisseia); Praça do Dr. José Vieira de Carvalho; Zona Desportiva da Cidade da Maia (junto à Escola EB1/JI); Interface Zona Industrial; Parque Central da Maia (no interior do parque de estacionamento); Fórum da Maia (junto à entrada da Biblioteca); Travessa Dr. Carlos Pires Felgueiras; Rua Dr. Gonçalo Araújo; Torre Lidador da Câmara Municipal da Maia (no interior do parque de estacionamento).

Antes da colocação do parqueamento no âmbito da candidatura, existiam no concelho cerca de 15 parqueamentos de bicicletas para um total de 188 bicicletas.

Para alem dos 10 locais alvo de intervenção (2017) e até 2020 serão colocados parqueamentos em mais 10 locais com capacidade para 51 bicicletas em: Rua Dr Carlos Pires Felgueiras (junto aos SMEAS e IEFP); Rua de S. Romão/Rotunda Lavrador; Interface Palmilheira/Aguas Santas; EB1/JI da Pícua; ES de Águas Santas; Interface de Mandim; Interface Castêlo da Maia; Mercado Castêlo da Maia; Quinta da Gruta – Praça 5 de Outubro; Av. Carlos Oliveira Campos (junto ao ISMAI).

Em complemento da execução de projetos de criação das redes cicláveis em curso, previu-se a colocação de uma rede de parqueamento para bicicletas, junto aos principais polos de emprego, interfaces de transporte (nas estações do Metro do Porto, estações ferroviárias e junto às principais paragens de Transporte Coletivo Rodoviário – TCR, localizadas junto a ciclovias) e equipamentos coletivos.

Os suportes de bicicletas são concebidos em barra (recortada a laser) de aço inoxidável, de modo a conseguirem resistir às condições climatéricas nem danificarem as bicicletas e a serem resistentes ao roubo.