, ,

João Sousa foi “lidador” no desafio Up Stairs Challenge

João Sousa, campeão nacional de trial bike, superou com sucesso o recorde a que se tinha proposto, subindo com a sua bicicleta os 400 degraus dos 20 andares da Torre do Lidador em 12’50”.

Foi o desafio ‘Up Stairs Challenge’ promovido pela Liberty Seguros em parceria com a Câmara da Maia, o culminar desta iniciativa.

O desafio foi superado com o atleta a respeitar as regras da modalidade, isto é, não colocar os pés no chão e não desmontar a bicicleta durante a prova.

Desafio teve primeira fase em Lisboa

O desafio já havia ultrapassado duas etapas anteriormente. A primeira foi a 5 de Abril com a subida superada do Edifício Sede da Liberty Seguros, em Lisboa (com 251 degraus em 7’11”). A segunda, também superada, consistiu na subida ao Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa (281 degraus em 11’22”), realizada em 12 de abril.

A ex-atleta olímpica Aurora Cunha foi a madrinha do evento e apoiou o João Sousa a cada degrau, a cada patamar, até à cobertura do emblemático edifício da Torre do Lidador, o quinto edifício mais alto do país, acompanhando a pé esta subida. Foi o que fizeram também vários funcionários da Câmara e apoiantes do João Sousa, que iam deixando palavras de incentivo.

Expetativa largamente superada

À partida, João Sousa tinha a expetativa de demorar cerca de 20 minutos a subir a escadaria, tendo em conta os tempos feitos anteriormente. Na Câmara de Lisboa tinha escalado 281 degraus em 11’22”.

Mas, afinal os 400 degraus pareceram uma tarefa muito fácil para o atleta, ao demorar apenas os 12’50”. Uma das explicações de João Sousa foi que a escadaria em Lisboa era muito estreita, o que exigiu maiores cuidados na subida e, consequentemente, o consumo de mais tempo na concretização do desafio. Esta dificuldade não foi sentida na Torre do Lidador, onde havia espaço suficiente na escadaria para facilitar as técnicas de trial bike.

João Sousa acabou por considerar a subida e o tempo conseguido de “espetacular”. O resultado foi muito superior às expetativas do atleta, acabou em alta mais um desafio da sua carreira: “Não sabia se ia conseguir, na verdade. Nunca tinha subido tantos degraus. Só foi possível cumprir este objetivo com o apoio de todos os que assistiram a este momento. Muito obrigado!”, afirmou João Sousa.

Município orgulhoso por receber campeão


A acompanhar esta iniciativa, nos momentos da partida e da chegada, estiveram o vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, e o vice presidente da Câmara da Maia, António Tiago. Ambos mostraram a sua satisfação e grande entusiasmo pela façanha conseguida por João Sousa e por serem os anfitriões nesta etapa. António Tiago sublinhou que o atleta passa a ser um dos “nossos lidadores”.

João Sousa

Já venceu tudo o que havia para vencer. É Penta Campeão Nacional e está constantemente à procura de novas vitórias. Constitui equipa com Daniel Sousa, Pedro Araújo e Luís Araújo. Estão na categoria Elite da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Títulos desportivos conquistados: 6 campeonatos nacionais e 7 Taças de Portugal.

Angélica Santos