,

ISMAI propõe Universidade Jovem para férias de verão

O ISMAI já apresentou o programa de férias para jovens para o próximo verão.
Trata-se do ‘Universidade Jovem’, que vai decorrer entre 27 de junho e 22 de Julho, entre as 9h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira.

Assumindo a responsabilidade social no apoio à comunidade, o Instituto Universitário da Maia – ISMAI e o Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA abriram pela primeira vez as portas às crianças e jovens da comunidade no ano passado, ao levarem a efeito a primeira edição. Com esta atingiram um resultado, considerado pela organização e participantes, de excelência por entre o público destinatário, jovens entre o 4º e o 12º ano de escolaridade.

A universidade proporciona atividades lúdicas e pedagógicas no âmbito de diversas áreas, orientadas por professores especializados, que suscitam nos jovens a curiosidade e a vontade de aprender, conhecendo, desta forma, o mundo universitário e um eventual futuro universo de estudos no ISMAI.

Os participantes têm ao dispor atividades práticas e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como o desporto, as ciências sociais e do comportamento, as tecnologias, as humanidades, ou as artes, utilizando instalações e equipamentos de excelência, supervisionados por um conjunto de especialistas altamente qualificados.

Pretende-se, assim, proporcionar aos mais jovens, experiências únicas e inesquecíveis, que certamente lhes permitirão abrir os seus horizontes do conhecimento, compreender melhor o mundo atual à sua volta, e encarar o futuro com mais otimismo e confiança.

Um dos lemas desta ‘Universidade Jovem’ é “Desafia o teu futuro num Campus de Excelência!” De resto, Domingos Oliveira Silva, reitor do ISMAI, salientou na sessão de apresentação este aspeto, que constitui uma mais valia para qualquer estudante no Grande Porto e designadamente para os participantes nas férias no campus: a “qualidade dos espaços universitários, a sua boa localização, que colocam o ISMAI ao nível das melhores instituições universitárias de qualquer país do mundo”.

Locais de realização das atividades

A maioria das atividades terá lugar no Campus Académico, localizado no Castelo da Maia, contíguo à estação de metro ISMAI, dotado de infraestruturas, únicas no país, onde se destaca um complexo desportivo de excelência, atualmente em fase final de construção. Perto do Campus Académico situa-se o Parque de Avioso, onde decorrerão algumas atividades de orientação, BTT, jogos tradicionais, entre outras. Enquanto que as atividades em meio aquático, serão desenvolvidas nas piscinas de Folgosa.

Já as atividades de praia (surf, jogos de praia) decorrerão na praia de Matosinhos.
Estão ainda previstas, no âmbito de algumas oficinas, visitas a locais do interesse dos alunos, no âmbito das temáticas abordadas.

Atividades e destinatários

O programa da Universidade Jovem pretende ser inovador e pioneiro, tendo sido planeado de acordo com a faixa etária dos jovens a que se destina. Assim, há uma diversificada oferta que se encontra organizada em: oficinas lúdicas, direcionadas para os alunos dos 4º, 5º e 6º anos, e enriquecidas com uma forte componente de atividades desportivas e expressivas; as oficinas temáticas, dirigidas a alunos com frequência dos 7º, 8º e 9º anos, com um elenco alargado de áreas científicas e uma preocupação fundamental de sensibilização para temas sociais da atualidade; atividades de Projeto, para os alunos dos 10º, 11º e 12º anos, com uma grande variedade de projetos, que lhes permitirá trabalhar ao longo de uma semana uma área científica do seu interesse, abordando um conjunto de temas específicos das áreas preferidas.
 

Angélica Santos