Alunos inspiraram-se em Miró

O projeto Joan Miró surgiu da intencionalidade da Direção Pedagógica, Professoras, Educadoras e Auxiliares do Colégio Externato Imaculada Conceição (CEIC) de potenciar os seus alunos com experiências significativas e variadas de aprendizagem através da arte, estimulando o desenvolvimento de variadas competências, nomeadamente a capacidade de apreciar, interpretar e reinventar uma obra de arte.

Este projeto permitiu o desenvolvimento da inteligência espacial, o conhecimento sobre o artista e a sua obra, e desenvolveu a capacidade de observação, assimilação e compreensão da arte de Joan Miró.

Foi desenvolvido por todos os alunos do CEIC desde a Creche ao 4º ano do 1º Ciclo.

Uma das etapas do processo consistiu numa visita à Fundação de Serralves para observar a exposição “Joan Miró – Materialidade e Metamorfose”. Posteriormente, nas salas de aula, cada um dos alunos escolheu uma obra do artista para interpretar e replicar.

As obras realizadas pelos alunos já estiveram expostas durante alguns dias no Colégio e posteriormente patentes na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães. Agora são expostas na Galeria da Torre Lidador para que toda a comunidade maiata possa desfrutar das mesmas. A mostra está patente de 2 a 23 de junho, sob o lema “O CEIC olhando Miró”.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 09h00 às 18h00.