,

Pedrouços promove laços comunitários e não esquece equipamentos essenciais

Pedrouços vai celebrar pela primeira vez o S. João, entre 21 e 25 de junho. É mais uma das iniciativas que o executivo liderado por Joaquim Araújo encontra de aproximar a comunidade num objetivo comum de construir laços de entendimento, enquanto se procura manter vivos traços da tradição de uma freguesia maiata muito ligada à cidade do Porto.

Joaquim Araújo é um dos autarcas eleito pela coligação PSD/CDS que se recandidata no sentido de poder completar o terceiro e último mandato: “sempre fui eleito com maioria absoluta e espero voltar a conseguir uma vitória esmagadora. É a isso que me proponho porque a obra fala por si.”

O autarca faz uma avaliação positiva do trabalho realizado, que levou a que a população “me tenha vindo a solicitar nos últimos tempos que volte a candidatar-me”, frisou. Assim, refere que procurou incidir o seu trabalho na área social, onde temos o GAIL (Gabinete de intervenção Local) a funcionar, em que encaminhamos pessoas para as diversas vertentes, como apoio psicológico ou alimentar, etc.”

Ainda na Junta de Freguesia funciona, explicou, “um gabinete de apoio psicológico, um gabinete jurídico em funcionamento, para além do GIP – Gabinete de Inserção Profissional”. Na freguesia existem ainda uma série de instituições sociais, como os Vicentinos, que a Junta procura “articular”, de forma “a dar resposta às necessidades da população”, sublinhou Joaquim Araújo, “o que tem funcionado muito bem, não tem havido conflitos, sendo as respostas dadas atempadamente”.

Semana Cultural já vai na sétima edição

Para além destas prioridades, o autarca procurou desenvolver a área da Cultura. Uma das iniciativas neste âmbito foi a criação da Semana Cultural, que se realiza na última semana de julho.

Todas as associações da freguesia são chamadas a participar mostrando as suas potencialidades. A Junta coloca no recinto as barraquinhas e trata de toda a logística, sendo que as coletividades angariam receitas com as suas ações e produtos em exposição/venda. Uma forma de divulgação e de angariação de receitas.

A Semana Cultural de Pedrouços, na sua 7ª edição, irá decorrer, de 22 a 30 de Julho próximo. A Junta de Freguesia, em estreita colaboração com as coletividades da freguesia, leva a efeito este evento anual, que tem a sua realização nos Jardins da Casa do Alto, “espaço este magnífico para esta iniciativa”.

“A Semana Cultural, vem promovendo a cultura, o desporto, a saúde, a solidariedade e o convívio entre as Instituições e a população. Este acontecimento na freguesia é já uma referência a nível do concelho da Maia e do distrito do Porto. Neste evento não faltará animação diária, bem como a gastronomia da melhor qualidade.”

Além desta ação, a Junta promove ainda o desfile de Carnaval, que constitui uma das grande animações na freguesia, fomentando a criatividade e o espírito de equipa em comunidade.

Pedrouços tem vindo ainda a realizar eventos ligados à saúde, como a Feira da Saúde, ou outras ações de solidariedade a instituições, como é exemplo a 5ª caminhada solidária pelos Bombeiros de Pedrouços, que terá lugar no dia 18 de junho, com rastreios gratuitos.

Grande projeto aguardado em Pedrouços é o pavilhão desportivo

Joaquim Araújo refere ainda que o investimento em acessibilidades foi o grande motor para atrair investimento em comércio e serviços para a freguesia, mas há ainda grandes projetos que pretende concretizar em breve, como é o caso do novo Pavilhão Desportivo, algumas rotundas principais na rede viária da freguesia, apoiar a construção da nova igreja de Pedrouços e, ainda na sua mente, o projeto de uma Piscina.

Seria o ideal, embora ainda nem tenha abordado o assunto com a Câmara, mas Joaquim Araújo adianta-nos que seria “um equipamento que poderia complementar a área desportiva do novo pavilhão que ficará ali também junto ao novo Quartel dos Bombeiros”, obras que a Câmara da Maia vai fazer na freguesia. “De facto, são cerca de 4 milhões de euros que a autarquia vai investir em Pedrouços e de que estamos muito gratos”, afirmou.

Ainda há muito a fazer na freguesia, como na área da habitação social, para onde temos muitos pedidos. “É uma área a que vamos estando atentos e sensibilizando a Câmara da Maia para construir novos fogos, pois gostaríamos de ter todas as necessidades, que ainda são muitas, todas devidamente atendidas”.

Pedrouços, a freguesia rainha dos manjericos, aposta nas primeiras festas de S. João


Sendo Joaquim Araújo um profissional ligado à produção hortícola e, em particular, de manjericos, a par de vários outros produtores na freguesia, e estando o território pedroucense colado ao Porto, resolveu a Junta dar apoio às celebrações que algumas famílias e amigos já faziam em suas casas ou até na rua, mas sem um caráter organizado e de vivência comunitária mais alargada. Assim, na freguesia rainha dos manjericos, nascem as festas de S. João de Pedrouços, com muita animação.

Recorde-se que a produção de manjericos de Pedrouços abastece as festas dos santos populares do todo o país, começando já pelas antoninas em Lisboa e garantindo que o aroma se sinta nas festas de S. João do Porto, uma das mais concorridas do país.

Ali no Jardim da Rua Gonçalo Mendes da Maia vai estar o centro das festas sanjoaninas com a sardinhada tradicional e as atuações de artistas convidados. No dia 21, às 21h30, canta o Duo Sinfonia e Filipe Baptista.

Para o dia 22, às 21h30, atua o Duo Realce. Já no dia 23, às 22h30, começa a grande noite de S. João, com barraquinhas e sardinha na brasa, abrilhantada pela música do Duo Classic.

Para dia 24, às 15h00, está reservado o Karaoke Vitó e Gabriel e o Rancho Folclórico Flor do Linho. Às 21h00, será a vez de Tiago Ferraz e Variedades Amigos da Maia.

No domingo, dia 25, às 15h00, atua Patrícia Teixeira (Concorrente do The Voice) e Free Dance, Pelas 21h30, volta ao palco o Duo Classic.

Angélica Santos