,

Ministro do Desporto de S. Tomé veio recolher apoio à Maia para os jogos da CPLP

O ministro da Juventude e Desporto de São Tomé e Príncipe, Marcelino Sanches, voltou a visitar a Maia, recentemente.

Desta vez, a reunião de trabalho que manteve com os responsáveis da autarquia esteve relacionada com a área do Desporto, já que São Tomé e Príncipe vai organizar em julho de 2018, na sua capital, os XI Jogos da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A reunião de trabalho mantida com o presidente Bragança Fernandes e o vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, contou com a presença do Professor Jorge Olímpio Bento, com provas reconhecidas no âmbito do Desporto e que fez a sua carreira de mais de 50 anos como pedagogo na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto.

Da ordem de trabalhos, constou o apoio da Câmara Municipal da Maia ao programa de desenvolvimento desportivo, que está a ser implementado pelo governo de São Tomé e Príncipe.

A colaboração da Maia com S. Tomé e Príncipe assenta em dois vetores: cedência de material desportivo e apoio técnico.

Assim, a autarquia irá trabalhar na angariação de material desportivo novo (equipamento, bolas, material de treino, etc.) junto das coletividades do concelho para que seja cedido como forma de apoiar o governo de S. Tomé e Príncipe no projeto de desporto para todos que está a ser implementado.

Por outro lado a Câmara irá recorrer à ajuda dos recursos humanos possíveis para dar apoio técnico com experiência na organização de grandes eventos desportivos, que os ajudará aquele país no planeamento e execução dos jogos da CPLP.

De acordo com o pelouro do Desporto da Maia, esta solicitação de apoio acaba por ser “mais um reconhecimento externo para a Maia, a somar a tantos outros, tais como Cidade Europeia do Desporto ou Município Amigo do Desporto. Beneficiamos também deste intercâmbio e desta partilha de experiências, situações que são sempre enriquecedoras”.

Angélica Santos