,

Na apresentação da sede da Fundação Gramaxo é anunciada homenagem a Siza Vieira

Os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura serão dois dos homenageados pela Câmara Municipal da Maia, este sábado, dia 8.

A sessão divide-se em duas partes, uma primeira às 10h00 e outra pelas 15h00, onde o município entregará condecorações honoríficas a personalidades e a entidades em reconhecimento público pela ação e contributo que concederam a vida coletiva desta comunidade.

O vice presidente desvendou o nome destes homenageados na receção que efetuou na Quinta da Fundação Gramaxo, na passada quarta-feira, ao autor do projeto da nova sede da instituição, o Arquiteto Siza Vieira.

António Tiago referiu que ficou muito mais descansado quando soube que seria este arquiteto o responsável por desenhar o novo espaço da Fundação Gramaxo, pois é com muita “satisfação que verifica esta evolução da Fundação a favor do concelho”. António Tiago reconheceu em Fátima Gramaxo uma espécie de “Dona Antónia do Douro na Maia”, por ser uma mulher “empreendedora e com muito potencial”.

Cabe à Câmara, afirmou, “estar ao seu lado para a apoiar”, até porque “este formato da Fundação é benéfico para o município”, que podendo usufruir de um verdadeiro pulmão na cidade e de um espaço cultural, não terá que fazer investimento.

Assim, fez votos para que a Fundação Gramaxo possa ter a sua sede pronta a inaugurar em 2019, dado que é o ano em que a Maia completa os 500 anos de foral entregue por D. Manuel I.

Por seu lado, Fátima Gramaxo não garantiu que se possa cumprir essa meta, afirmando à nossa reportagem que “há várias situações que não dependem de mim ou da Fundação, mas vamos procurar que isso seja possível”.

A Fundação Gramaxo vai investir dois milhões de euros na globalidade do projeto da nova sede e jardim, que será colocado à disposição da população e que contemplará espaço de exposições permanentes para a coleção de arte da família, área de exposições temporárias, um auditório com cerca de 100 lugares e locais de lazer.

Angélica Santos