,

Escola 7Notas promove Gala Solidária no Fórum da Maia

A Escola de Música 7Notas vai levar a efeito, no próximo dia 21, às 21h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia uma Gala Solidária para ajudar duas instituições, A Causa da Criança e a APPACD Maia.

Anabela Caetano e Nuno Pais são os responsáveis pela escola e prometem um espetáculo atrativo sob o lema “Amor”, que vai ser apresentado através de 20 temas musicais sendo que um deles será da nova disciplina de Teatro Musical, que está a ser dinamizada na escola 7Notas em parceria com a Academia de Teatro Mundo Encantado.

Em palco os cerca de 100 alunos, de diferentes instrumentos, que integrarão as atuações vão apresentar temas variados, no âmbito da música moderna, que poderão surpreender o público.

Anabela Caetano refere que haverá “música moderna com arranjos mais eruditos, como é exemplo um tema da Britney Spears, com pianos, violinos e percussão, também haverá rock interpretado por guitarra portuguesa, sendo que não faltará ainda reportório com temas da Disney, ou Leonard Cohen ou ainda o agora obrigatório tema do Salvador Sobral, Amar Pelos Dois”.

A entrada custa uns simbólicos 2,50, que revertem a favor das duas instituições que apoiam crianças, algo possível, referem Anabela e Nuno, graças à cedência do auditório pela Câmara Municipal.

As diversas orquestras e coros da escola irão apresentar-se num palco público e perante uma plateia numerosa, algo que faz parte também da aprendizagem de um músico, o saber estar em palco e que é incentivado pela escola, fundada há 25 anos.

Um projeto com maturidade

Anabela começou a dar aulas em casa, ainda nos tempos de estudante de música, até que este projeto se transformou na Escola 7Notas.

Atualmente a 7Notas dá ensino musical a 250 alunos, tem 14 professores e tem dois polos, um em Vila Nova da Telha e outro no Centro Comercial Mira Maia.

A idade dos alunos varia entre os 4 e os 74 anos, pois não há idade para aprender.

A 7Notas tem aulas para adultos, sendo, em geral, pessoas já reformadas que ainda são muito ativas e procuram as aulas para se distraírem ou para concretizarem um velho sonho de saber tocar um instrumento, mas que não tiveram oportunidade de o fazer na infância ou juventude.

A escola tem sido uma segunda casa para muitos jovens, que fazem um percurso com alguma longevidade, sendo que alguns já se tornaram professores e outros seguiram um percurso na área da música.

A maturidade é importante também para formar um grupo, o que acontece e é motivado por entre os alunos na 7Notas.

“Existe uma orquestra de guitarras, outra de violinos, um coro de adultos e um coro de jovens, nas chamadas classes de conjunto, que têm horas de ensaio à parte.

Sempre que possível tentamos incluir estes grupos em iniciativas externas, em atuações diversas e encontros de coros”, referiu Nuno Pais.

Angélica Santos