,

Em crescimento notório o Programa Saúde Sénior 60+

A Câmara Municipal da Maia tem vindo a promover, desde a década de 90, um conjunto de atividades especialmente dirigidas à população idosa residente no concelho, abrangendo áreas tão diversificadas como o lazer, a cultura, a atividade física e desportiva, o encontro entre gerações, no claro objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, quer individual quer coletivo e de combater o isolamento e a solidão.

Na continuidade destes objetivos, a Câmara Municipal da Maia criou o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+, que, durante um ano piloto, se estendeu a três áreas essenciais: Saúde Oral, Educação Alimentar e Saúde Mental e Psíquica. Trabalho que decorreu em estreita colaboração com algumas Instituições Públicas e Solidárias do concelho da Maia que desenvolvem esta área social, assim como com um conjunto de Parceiros.

No ano letivo 2016/17 decorreu a terceira edição deste programa, que chegou a um universo de 319 idosos, um acréscimo substancial relativamente às duas primeiras edições, em que foram atingidos 199 e 102 seniores, respetivamente, na segunda e na primeira edições.

As áreas de Saúde trabalhadas durante todo o ano letivo que agora terminou foram quatro, a Saúde Oral, Educação Alimentar, Psicologia e ainda Prevenção e Cidadania.

A ação foi levada a efeito com a colaboração das instituições: Centro Social e Paroquial de Águas Santas; Junta de Freguesia de S. Pedro Fins (Centro de Dia); Lar de Santo António – Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo; O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social; ASMAN e Santa Casa da Misericórdia da Maia (Lar Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, Casa de Milheirós, Centro Comunitário de Vila Nova da Telha e Centro de Dia de Crestins).

As atividades só se tornaram possíveis de implementar graças ao apoio de quatro parceiros da autarquia: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Instituto Universitário da Maia e Universidade Fernando Pessoa. Entidades a quem o vice presidente do município, António Tiago, e a vereadora da coesão social, Ana Miguel Vieira de Carvalho, agradeceram na sessão de encerramento, que decorreu há cerca de duas semanas.

Ao longo do ano letivo realizaram-se atividades diversificadas acerca das quatro temáticas centrais do projeto, incluindo workshops, visitas de estudo, caminhadas, terapias, jornadas, em que os idosos participaram. Também ao longo do projeto, foram realizadas fotografias aos utentes sobre o tema “Amizades 60+”.

A fotógrafa Tânia Ramos visitou os diversos grupos de amigos, que se reúnem nas instituições para as mais diversas tarefas e ações, e registou momentos que ficam em exposição no átrio da torre Lidador.

Angélica Santos