Nestas férias há ir e voltar

Durante as férias as deslocações de automóvel são mais frequente e as viagens mais longas.

Infelizmente, é também habitual que com o aumento de tráfego se verifique um pico de sinistralidade nos meses de verão.
Cabe aos condutores minimizar esta situação ao adoptarem comportamentos de condução defensiva, de modo a viajarem com maior segurança.

É uma triste realidade que 95% dos acidentes rodoviários actualmente, sejam da responsabilidade do Homem, portanto a falha humana é o factor dominante.
Assim sendo, o que podemos nós fazer para não nos tornarmos parte das estatísticas?

As nossas férias devem começar pela preparação da viagem, assim o veículo deve ser alvo de uma verificação exaustiva a fim de perceber se existem problemas que possam causar perigo para a nossa deslocação.

Deve-se verificar: o piso dos pneus, a direção, o sistema de travagem, os amortecedores, a focagem dos faróis e os dispositivos de sinalização. Antes de iniciar a viagem há que conferir a pressão dos pneus, o nível do óleo, do combustível e da água, a limpeza dos vidros e o bom funcionamento dos limpa para-brisas.
Deve-se iniciar a condução repousado e em boas condições psicofisiológicas.

Durante a viagem existem também muitas cuidados importantes: se transportar crianças não esquecer o sistema de retenção obrigatório e homologado adaptado ao seu tamanho e peso, utilize sempre o cinto de segurança, em caso de fadiga pare imediatamente para descansar (a fadiga no condutor manifesta-se a nível muscular, nervoso e visual), não consumir álcool, drogas e medicamentos que atuem sobre o sistema nervoso central, pois prejudicam as capacidades necessárias à prática de uma condução segura, cumpra sempre os limites de velocidade impostos por lei, mantenha sempre a distância de segurança, atenção às manobras mal calculadas (principalmente a ultrapassagem).

Um bom condutor deve ser capaz de adaptar a sua condução aos seus próprios limites (físicos e psicológicos) e às várias condicionantes que o rodeiam (veículo vs via).

Boa Viagem e Boas Férias!

(Texto elaborado em colaboração com Escola de Condução Oliveira)