, ,

Festas à Senhora de Guadalupe com 30º Festival de Folclore

Nas Festas da Senhora de Guadalupe a decorrerem em Águas Santas, de 25 de agosto a 4 de setembro, irá incluir-se o 30º Festival de Folclore.

O evento terá lugar este sábado, dia 2, pelas 21h45, em Águas Santas, numa organização do Grupo de Danças e Cantares Nossa Senhora de Guadalupe.

Participam cinco ranchos folclóricos: Rancho Típico de Esposade (Matosinhos), Rancho Folclórico de Gouveia (Seia), Rancho Folclórico de Unhais da Serra (Castelo Branco), Rancho Regional e Folclórico de Candosa (Coimbra) e o grupo anfitrião encerra a noite de danças típicas.

De referir ainda que os grupos são recebidos pelas 17h30 a que se segue, pelas 18h00, uma cerimónia protocolar na Junta de Freguesia de Águas Santas e ainda um jantar no Centro Cultural de Guadalupe.
Este festival é um dos pontos altos das festas em Águas Santas, este fim de semana, sendo que às 20h45 de sábado, realiza-se uma procissão de velas.

No dia seguinte, pelas 8h00, dá-se a entrada da Banda de Música de Lobão, a que se segue a missa rezada com sermão pelo pároco.

Para as 11h00 está agendada a missa solene e para as 17h30 a saída da Procissão em honra da Senhora de Guadalupe. A festa terá ainda um espetáculo musical, pelas 22h15, altura em que atuará o grupo Minhotos Marotos.

Outra grande noite será a segunda-feira, dia 4 de setembro, com a atuação dos Diapasão das 22h00 à 01h00.