Projeto “Ver, Tocar e sentir a Maia” com inscrições abertas

De 1 a 29 de setembro decorrem as inscrições para o projeto “Ver, Tocar e sentir a Maia”, dinamizado pelo Museu municipal junto das escolas do concelho.

O projeto “Ver, Tocar e sentir a Maia”, é um projeto transversal da Divisão da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal da Maia liderado pelo Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

É um projeto de mediação no âmbito da Educação patrimonial que tem na sua génese a missão do Museu, a exposição permanente “Arqueologia na Maia: Ver, Tocar e Sentir a História”, os conteúdos curriculares, os objetivos estratégicos subjacentes à política de qualidade da autarquia maiata e destina-se à comunidade escolar.

Foi pensado e implementado com os objetivos de divulgar a história local, contribuir para a valorização do património histórico local, nomeadamente o arqueológico, conhecer a ocupação do território maiato no passado, sensibilizar para a salvaguarda do património cultural, fortalecer o sentimento de pertença à terra, reforçar a ligação do museu à escola e fomentar aprendizagens nos domínios do conhecimento; competências, atitudes; valores e comportamentos.

O Museu vai à escola com kits de objetos de arqueológicos manuseáveis que se destinam a explorar com a comunidade escolar conceitos ligados ao património que são documentados e desenvolvidos posteriormente na visita guiada à exposição permanente e na visita Maia 360º.

O projeto tem o seguinte horário: Terças e quintas das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.