, ,

Novo Skate Park quase pronto

Está prestes a ser inaugurado o novo Skate Park da Maia, situado na área da cidade desportiva, sendo apontada a data para o final da primeira quinzena de setembro.

Com uma área de 20131 metros quadrados, com capacidade para 75 a 100 pessoas em prática, este equipamento contemplará as vertentes de Street Parque e flow-bowl.

Será um espaço misto no que diz respeito às vertentes do skate, pois contempla rampa e street. O parque será, no entanto, mais direcionado ao Street Skate, a vertente mais praticada, particularmente na cidade da Maia.

O skate parque será composto por várias zonas técnicas de Street Skate que procuram simular os elementos urbano que os skaters usam habitualmente, como escadas, muretes, corrimãos etc.

A área dedicada a rampa, onde se projetou um Flow Bowl, apresenta um único obstáculo de linhas de rodagem diferentes e que permitem uma evolução natural dos praticantes que, assim, podem estabelecer o seu ritmo de aprendizagem.

Todo o design do parque procura responder às necessidades dos skaters já existentes, graças à variada oferta de obstáculos e ao grau técnico dos mesmos.

O skate parque terá capacidade de acolher vários tipos de competição, quer na área do Street Skate quer na zona de Rampa, de cariz nacional ou até mesmo internacional, mas também permite a realização de pequenos eventos regionais, ações de formação ou a criação de escola de skate.

Abertura a prática de patins em linha e BMX

Para além dos skate, o novo parque permitirá ainda a prática dos patins em linha e de BMX, adiantou o vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, que adiantou, “na Maia, temos a preocupação de acompanhar cuidadosamente as dinâmicas sociais que, nos nossos dias, acontecem a um ritmo vertiginoso.

Procuramos entender a linguagem própria de cada tempo, tentamos interpretar os sinais de mudança e esforçamo-nos em acompanhar as novas formas de pensamento e de atitude. A nossa ação passa por levar a efeito projetos concretos de criação de meios e de promoção da igualdade de oportunidades”.

É neste contexto, que foi criado há vários anos o Skate Park da Maia, junto ao Fórum, “um equipamento que se tornou num polo de aglutinação da juventude, que permitiu elevar em muito o nível e o número dos nossos praticantes, sendo hoje esse equipamento manifestamente insuficiente.

Assim, projetamos ampliar e melhorar o Skate Park da Maia e torná-lo condizente com a área de equipamentos desportivos para onde foi transferido.

Essa área reúne um conjunto de estruturas de excelência e está devidamente habilitada para acolher eventos de grande dimensão e de projeção nacional e internacional”, afirmou Hernâni Ribeiro em entrevista ao jornal Primeira Mão.

Este espaço será certamente “uma boa oferta para os jovens da Maia”, que, graças à aposta do Município neste desporto, conta atualmente com “uma forte e extensa comunidade skater.

Será também um local de incentivo à prática desportiva e à ocupação saudável dos tempos livres dos jovens e crianças, cimentando a Maia como cidade de referência do skate no Norte do país”,