,

SUPERTABI é um encontro que mobiliza Educação para a inovação

Pelo 2º ano consecutivo, o Município da Maia organiza e recebe o SUPERTABI – Encontro sobre Inovação Pedagógica.
O projeto SUPERTABI foi criado e desenvolvido pelo investigador Marco Bento (Universidade do Minho), no âmbito do projeto de investigação do Programa Doutoral Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC), sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).


De 4 a 8 de Setembro, 700 professores e profissionais da Educação estão reunidos no Fórum da Maia, num espaço de partilha e reflexão sobre as suas práticas letivas com a utilização de tecnologia através de cenários de Inovação Pedagógica, como são os casos do “Mobile Learning”, “Flipped Learning” e “Gamification”.

Na sessão de abertura, que contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Silva Tiago, vice presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Educação, sublinhou, na sua intervenção, que na Maia a Educação tem e continuará a ter “o estatuto de desígnio estratégico prioritário para toda a comunidade.”

Ainda de acordo com António Silva Tiago, “a escola, tal como a conhecemos hoje, vai certamente ser palco de profundas transformações, tendo de se adaptar ao devir dos tempos e à força de uma realidade que se vai impor.

Uma realidade que nos vai colocar diante novos e exigentes desafios. Essa evolução, a que a escola vai ter de se abrir, será a meu ver inevitável e, para além disso, está iminente.

Esta minha funda convicção, leva-me a considerar com particular apreço, realizações como o SUPERTABI, na certeza do precioso contributo que dão, no sentido de antecipar soluções para que a escola permaneça interessante, útil e pedagogicamente eficaz, acompanhando sem atrasos ou desfasamentos de conteúdo, forma ou método, os novos paradigmas do conhecimento e da sabedoria”.