,

Zoo da Maia tem mais um bebé

É, ao que tudo indica, uma zebra bebé e nasceu de sexta-feira para sábado passado. Quando os tratadores e pessoal do Zoo chegaram no sábado ao local de trabalho verificaram que a zebra já tinha dado à luz, sem ajuda.

De resto os partos da zebra nunca foram complicados. A progenitora é uma conhecida residente de longa data do Zoo da Maia.

De acordo com fonte próxima da direção do Zoo da Maia, não se sabe ainda ao certo se a cria é macho ou fêmea, dado que um dos tratadores apenas conseguiu observar, de relance, mãe e filha. Em geral é muito difícil de conseguir uma aproximação às zebras após o parto, pois a mãe foge e a cria segue-a bem de perto.

O bebé ainda não tem nome e, de acordo com a página do Facebook do Zoo da Maia, o jardim está a aceitar sugestões para o batismo. A sugestão poderá ser deixada na caixa de comentários da referida página.

O período de gestação das zebras dura entre 360 a 396 dias e é produzida apenas uma cria, sendo capaz de ficar em pé quase imediatamente após o parto, iniciando a pastagem ao fim de alguns dias. O desmame do potro dura entre 7 e 11 meses.