Construir uma referência na gastronomia e animação cultural na Maia

Luís e Sónia Reis são o casal fundador e dinamizador dos restaurantes Três Reis, duas casas (Porto e Maia) que favorecem os sabores tradicionais portugueses, a cozinha e pastelaria de qualidade, um conceito assente na confeção com ingredientes tradicionais.

Há cerca de dois meses, o casal apostou na Maia para abrir mais uma “tasca moderna” ou “tasquinha de petiscos”, um espaço dedicado aos petiscos com produtos muito tradicionais da gastronomia portuguesa. Aqui podem ser saboreadas sandes, que têm por base o pão de água, com presunto e queijo da serra, algumas com ovo, as sandes de omelete e tomate, a sande de ovos mexidos com presunto, as sandes de leitão, os enchidos de Trás-os-montes, não faltando as iguarias como as compotas, marmeladas, os sortidos, ou os “melhores jesuítas do mundo”…

Luís Reis deu início há alguns anos à ideia de uma nova receita de jesuítas. Além da massa folhada e a cobertura crocante acrescenta-lhe um creme de ovos pelo meio, tornando a degustação menos seca e uma verdadeira delícia. Rapidamente, estes pastéis tornaram-se uma atração pela região, sendo muito procurados, quer na casa do Porto, no rés-do-chão do Parque Itália, quer neste novo espaço na Rua do Viso, nº 30A, na Maia.

Da experiência de um primeiro restaurante no Porto de pequena dimensão, em que os petiscos se tornaram reis do dia a dia, o casal Luís e Sónia trouxe o seu ‘saber-fazer’ e saber servir para o centro da Maia, por sentir que faltava este conceito a uma cidade onde há muita gente que vem de fora trabalhar e precisa de um almoço rápido, mas por outro lado, onde quem trabalha no Porto e volta a casa ao fim do dia, também sente que é agradável ter um espaço onde comer um petisco e beber um copo com os amigos ou ainda jantar com a família e encontrar uma refeição como se tivesse saído da cozinha da avó ou da mãe…

Além dos petiscos, também são servidas diárias ao almoço, com os Três Reis a tudo fazerem para que o cliente fique satisfeito – o lema destes restaurantes – de segunda-feira a domingo, das 8h00 às 23h00.

O ‘Três Reis’ também pensa na alimentação de qualidade para os pequenos almoços, tendo um menu muito acessível. Por apenas 1,50€, encontra um pequeno almoço com sumo natural, pão de água com manteiga ou compota e uma bebida quente. De manhã à noite, o ‘Três Reis’ pensa em tudo para uma excelente refeição.

E a partir do mês de novembro oferece mais um atrativo: a Noite de Fados ao vivo.

Noites de Fado a partir de novembro

Conhecendo as potencialidades de uma cidade como a Maia, colada ao Porto, um dos melhores destinos turísticos do mundo e o melhor da Europa (eleito este ano de 2017), Luís Reis refere que faz todo o sentido criar um espaço que constitua mais uma oferta turística no Grande Porto e comece a abrir caminho para uma referência de animação gastronómica e cultural na cidade da Maia.

Pela experiência que já tem do Porto, Luís Reis considera que basta alguém começar uma corrente inovadora em termos de negócio para, ao lado, surgirem réplicas e com sucesso para quem se associe. Assim, espera-se que na Maia o ‘Três Reis’ inicie essa nova tendência de petiscar ou jantar, uma saída em grupo de amigos ou família, que fomente a animação e a propagação de visitantes. “Quantos mais negócios surgirem em torno do meu, melhor é para mim e para todos, pois onde há atração de pessoas, há negócio”, afirma Luís Reis.

Depois de verificar que a sua tasquinha na Maia estava a tornar-se um hábito para muita gente que adora os sabores tradicionais, pessoas que são capazes de se deslocarem de concelhos vizinhos para virem “provar os nossos petiscos”, Luís e Sónia Reis entenderam que estava na hora de lançar um novo desafio, as noites de Fado ao vivo. A primeira será a 11 de novembro, seguindo-se novos eventos ao primeiro sábado de cada mês.

Fica o convite, reserve a sua mesa no ‘Três Reis’, pelo 220133891. E bom S. Martinho!