,

De novo a ginástica enche a Maia e o país de orgulho

O grupo de maiatas júnior conquistou três medalhas de ouro no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática Rzeszow 2017 (Polónia) no último fim de semana, quando na semana anterior já se tinha festejado com a quadra masculina do Acro Clube da Maia que se sagrou vice-campeã da Europa de ginástica acrobática no grupo de idades 12-18.

Joana Moreira, Rita Ferreira e Beatriz Carneiro conquistaram, no passado dia 22, em Rzeszow, na Polónia, a sua terceira medalha de Ouro nesta competição.

O trio do Acro Clube da Maia disputou a final individual com o exercício de Equilíbrio, onde teve uma excelente prestação, tendo alcançado uma pontuação de 28.855.

O Grupo Feminino Júnior deixou a sua marca logo no primeiro dia da competição, onde conquistou o primeiro lugar do pódio na final individual com o exercício Dinâmico.

No dia 21, ao vencer a final All-Around, Joana Moreira, Rita Ferreira e Beatriz Carneiro sagraram-se Campeãs Europeias e, no domingo, dia 22, defenderam esse estatuto.

Ainda no escalão Júnior Portugal conquistou a medalha de bronze com o Par Feminino Mariana Candeias e Marta Nunes (Ginásio Clube Português). O Par Feminino disputou a final individual com o exercício Dinâmico onde foi terceiro, com uma pontuação de 27.260 pontos.

Também em prova no escalão júnior esteve o Par Masculino Henrique Branco e Tomás Filipe (Grupo Dramático e Sportivo de Cascais) que terminou em 4º lugar na final individual com o exercício de Equilíbrio, com uma pontuação de 27.190. No dia 21, o Par Masculino foi 3º na final All-Around tendo conquistado a medalha de Bronze.

Foi uma mão cheia de medalhas para Portugal

No total, no escalão júnior Portugal conquistou cinco medalhas neste Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática Rzeszow 2017.

“Foi um Campeonato de grandes emoções, com uma grande qualidade de todos os países presentes e onde Portugal veio para discutir todos os pódios. Além das medalhas obtidas, estivemos em todas as finais, onde participámos e obtivemos vários 4ºs lugares. O nosso trio feminino júnior fez história ao obter três medalhas de ouro, em três possíveis. Um facto raríssimo. A nossa comitiva foi fantástica. Parabéns a todos os treinadores, clubes, dirigentes mas também aos pais e encarregados de educação”, afirmou no final da competição Luís Arrais, vice-presidente da Federação de Ginástica de Portugal e Chefe da Delegação portuguesa nesta competição.

Feito histórico só alcançado por atletas russas

O diretor e treinador do Acro Clube, Lourenço França, referiu-se a esta importante conquista das duas atletas com uma expressão futebolística – Hat-trick! – afinal o país “só percebe de futebol”, desabafou no seu facebook.

«Hat-trick de Ginástica Acrobática. Trio Português Rita Ferreira, Beatriz Carneiro e Joana Moreira conquistam a 3ª medalha de Ouro nos Campeonatos da Europa. Foi absolutamente fantástico», escreveu Lourenço França, que aproveitou para agradecer a todos os que “ajudaram neste caminho” e reforça o feito conseguido com dados históricos: «apenas a Rússia logrou conseguir um feito semelhante». Por isso mesmo, o treinador afirma-se extremamente “feliz”.

De resto, os rostos das atletas era de verdadeira felicidade quando chegaram a solo português e foram saudadas calorosamente por familiares e amigos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Este é o quadro das conquistas do Grupo Feminino – Beatriz Carneiro, Rita Ferreira, Joana Moreira (Acro Clube da Maia)

Posição na tabela Final
Pontuação

Exercício Dinâmico
28.100

Exercício Equilíbrio
28.850

All-Around
88.100

De registar que nas provas de qualificação Portugal foi ainda representado pelo Grupo Feminino do Acro Clube da Maia Francisca Maia, Francisca S. Maia e Beatriz Costa.

Nesta que é a 28ª edição do Campeonato no escalão Sénior, estiveram representadas 12 Federações nacionais com 6 Pares Femininos, 9 Pares Masculinos, 10 Pares Mistos, 10 Grupos Femininos e 7 Grupos Masculinos. No escalão Júnior é apenas a 12ª edição e contou com a participação de 13 Federações nacionais, com 7 Pares Femininos, 10 Pares Masculinos, 19 Pares mistos, 16 Grupos Femininos e 3 Grupos Masculinos. Ao todo estiveram em competição cerca de 250 ginastas.

Quadra masculina conquistou a prata

Já no passado dia 16 chegava a Portugal, a quadra masculina do Acro Clube da Maia, que se havia sagrado vice-campeã da Europa de ginástica acrobática no grupo de idades 12-18, durante os Europeus que decorreram em Rzeszow, na Polónia.

Henrique Silva, João Pereira, Henrique Piqueiro e Miguel Silva são os protagonistas de mais um feito notável para a Acrobática Nacional, tendo ficado a apenas duas décimas da quadra russa, que ganhou a medalha de ouro.

O quarteto do Acro e da seleção nacional obteve uma pontuação de 28,000, enquanto os russos somaram 28,200. Em terceiro lugar ficou a Grã-Bretanha, com 26,450.

Apenas duas décimas de diferença, de facto, como frisou o diretor e treinador do Acro Clube, esta foi “uma medalha de Prata que soube a Ouro”.

O treinador Lourenço França acrescentou: “Sendo as quadras ou quartetos masculinos a especialidade mais exigente e aquela em que o poderia do bloco de leste é predominante [em prova havia 2 quadras russas e mais 2 quadras bielorrussas], é fantástico sentir que a hegemonia destes países tradicionalmente fortes começa a ser quebrada pela qualidade do trabalho que fazemos em Portugal. O nossos miúdos estiveram sublimes e fizeram a prova da vida deles”.

Também do Acro Clube da Maia participou o Par Feminino Maria Pia Martins e Bruna Gonçalves, que alcançaram um excelente 5º lugar no grupo de idades 11-16.

Acro Clube da Maia

O Acro Clube da Maia foi fundado a 2 de Dezembro de 2004. Desde a sua fundação os seus ginastas têm presença constante em todos os Campeonatos da Europa e do Mundo. Em 11 anos de vida conta com mais de 100 Campeões Nacionais de Ginástica.

No seu palmarés conta ainda com mais de uma dezena de medalhas em Mundiais e Europeus.

É também o clube de formação do grupo The ArtGym Company, que venceu o concurso televisivo Got Talent Portugal, da RTP, em 2015.

Além da acrobática, tem uma oferta gímnica variada para a população em geral: Trampolins, Ginástica Artística, Judo, Taekwondo, Krav Maga, Cross Training, Ballet, Zumba, Danças de Salão e Afro-Latinas, Yoga e Jump.

O complexo Art Gym, do Acro Clube da Maia, é um espaço com mais de 2500 m2 que contempla uma Academia e e Centro de Fitness, bem como um Centro de Estágios.
Morada: Rua de Almorode, 185 C, Vermoim, Maia