,

Bragança Fernandes eleito presidente da Assembleia Municipal pela maioria

Após a tomada de posse, no passado dia 26 de outubro, aconteceu a primeira sessão para instalação da mesa da Assembleia Municipal da Maia, por convocatória do candidato mais votado, Bragança Fernandes, que acabaria por ser eleito por maioria pelos seus pares.

Na reunião apresentaram-se duas listas para a mesa deste órgão deliberativo, uma (lista A) com Bragança Fernandes a presidente, acompanhado das secretárias Márcia Resende e Susana Rafael, proposta pela coligação Maia em Primeiro. A outra lista (a B) era proposta pela coligação Um Novo Começo, tendo Carlos Teixeira apontado para presidente da mesa.
A votação realizou-se em urna, tendo ditado 25 votos a favor da lista A e 15 votos para a lista B, registando-se ainda 2 votos em branco e 1 voto nulo.

Recorde-se que a Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do concelho da Maia, sendo constituída por 43 membros, 10 deles são os presidentes de Junta do concelho, um independente, dois eleitos pela coligação Um Novo Começo e 7 pela coligação Maia em Primeiro.

Para o mandato 2017-2021, a Assembleia encontra-se dividida em cinco grupos parlamentares eleitos no passado dia 1 de outubro. O grupo parlamentar da Coligação Maia em Primeiro é composto por 22 deputados, enquanto o da Coligação Um Novo Começo por quinze deputados, o Bloco de Esquerda por dois, a CDU igualmente por dois e o PAN é representado por um deputado.

A reunião da Assembleia Municipal apenas constituiu a mesa, tendo Bragança Fernandes proposto para breve uma reunião de líderes das bancadas no sentido de se alinhar uma proposta global para o regimento da Assembleia Municipal, que será discutido e votado na segunda reunião a marcar da Assembleia Municipal da Maia. Todos concordaram com esta proposta, pelo que deverão os líderes reunir com Bragança Fernandes em data a combinar.