,

Atenções voltadas para animais na Maia

Na Maia vão sendo já habituais as iniciativas públicas que focam as atenções nos animais. Desde a cãominhada, cuja 5ª edição se realiza no dia 3 de dezembro, passando pela Feira de Adoção, em que a última edição decorreu no passado dia 28 de outubro, também o Cantinho do Tareco realiza ações de angariação de produtos e novos donos para os felinos.

A Câmara da Maia assinalou três anos de campanha de adoção de animais, ao realizar no dia 28 de outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Animal, mais uma Feira e Campanha de Adoção, no Parque Central da Maia.

Assim, todos os 14 cães disponíveis para adoção ganharam um novo lar. Além disso, a iniciativa promoveu a sensibilização para algumas situações: identificação dos dejetos caninos, com caixas presente; distribuição de flyers apelativos à recolha dos dejetos caninos.

No local da Feira de Adoção de Animais esteve ainda patente um painel expositivo  “Quando as crianças falam…não há limites nos laços de afetividade com os animais”, com  frases alusivas ao tema, elaboradas pelos alunos dos estabelecimento de ensino que mais participam em projetos de natureza ambiental, bem como os que foram envolvidos na Campanha de Sensibilização pata o Bem Estar Animal, realizada nas escolas.

Os responsáveis por estas campanhas garantem que todas estas iniciativas levaram a um aumento exponencial das adoções de animais, no próprio Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia.

Campanha de recolha de alimentos do Cantinho do Tareco

Nos próximos dias 18 e 18, o Cantinho do Tareco vai levar a efeito mais uma campanha de recolha de alimentos, junto ao Continente Maia Jardim. A associação aceita voluntários para esta ação.

Recordamos que no último dia 1, a associação aproveitou o feriado para realizar um Open Day, isto é, abriu as portas do gatil para receber visitas e donativos.

O gatil funciona na Rua das Maias, Torre 1, mesmo no centro da Maia. Para quem gosta de gatos, é uma oportunidade para apadrinhar, adotar ou apenas ajudar a cuidar dos bichanos.

Cãominhada pela Cão Viver

No dia 3 de dezembro, às 9h30, a cidade da Maia acolhe pela a 5ª edição da Cãominhada de Natal, uma iniciativa solidária, que, para além de um dia de convívio entre donos e cães, será um dia de angariação de fundos para a causa animal.

A Cãominhada de Natal contava já no início do mês de novembro com mais de 350 inscrições. A iniciativa prevê, essencialmente, angariar receitas para que a CãoViver – Associação de Proteção Animal continue a resgatar, reabilitar e inserir em novas famílias centenas de animais abandonados. No local estarão, inclusive, vários cães disponíveis para adoção.

A organização está a cargo do grupo desportivo Os Maiatos, contando com a colaboração da associação CãoViver e com o apoio da Câmara Municipal da Maia.

Cão e respetivo dono vão percorrer 5 km lado a lado, a partir da Praça do Município, mascarados a preceito, promovendo, dessa forma, a importância da atividade física e os benefícios da presença dos animais de estimação na vida dos humanos.
No final será entregue um prémio ao par que apresentar o melhor traje de Natal.

Ana Ceriz, presidente da associação CãoViver, acredita que “esta será mais uma edição de sucesso e de forte adesão por parte do público em geral. Vai ser um dia de grande convívio, com imensa alegria e uma excelente forma de celebrarmos o Natal, já que todos estarão vestidos a rigor”, acrescenta.

As inscrições podem fazer-se em www.associacaocaoviver.wixsite.com/5caominhadanatalmaia e o valor do bilhete é de 2,50 €, que reverte na totalidade para a CãoViver – Associação de Proteção Animal, incluindo um kit de participante (com oferta de brindes de várias marcas).

A CãoViver – Associação de Proteção Animal é uma associação de proteção animal criada em 2012, com sede na Maia, cidade onde atua maioritariamente.