,

Biblioteca oferece programa Natalício

No âmbito da programação de Natal, a Biblioteca Municipal da Maia oferece um variado leque de iniciativas, dirigidas a crianças, jovens e adultos.

Assim, nos dias 9 e 16 deste mês ainda pode levar os mais pequenos aos espetáculos de “animação da leitura”. Famílias com crianças até 10 anos têm acesso gratuito a uma viagem pelo “mundo mágico das histórias” com a duração de 20 minutos, ocupando assim os sábados de manhã.

Se está mais livre às terças e sextas-feitas, pode aderir de 5 a 29 de dezembro `Hora do Conto – Contos Contigo Conto’. Para os mais pequenos, será lido o livro “A Cabra Tonta”, texto de Pep Bruno e ilustração de Roger Olmos,  e para os maiores, o “Zgorg, um Amigo de outro Mundo”, da autoria de Ana Oom e ilustração de Pedro Benvindo.

Até 30 de dezembro, encontra-se patente a exposição “POP-UP em 4+1”. «Com uma história já longa e que segundo alguns autores remonta ao século XIII, apenas no século XX, precisamente em 1932, é que o livro “Pinocchio”, de Harold Lentz, é registado pela editora nova-iorquina Blue Ribbon e assim patenteado o termo/designação pop-up.

Uma exposição diferente, que muda a cada semana e onde poderá ver parte da coleção “Up up pop-up” (coleção privada de José Alberto Rodrigues que conta já com mais de 300 títulos deste tipo de publicação)».

Nos dias 8 e 9 de dezembro, a Biblioteca Municipal recebe a Formação “Iniciação à construção de livros Pop-Up”

«É verdadeiramente importante (e fundamental) dar a conhecer a técnica de construção de livros pop-up e sobretudo a coleção de José Alberto Rodrigues, partilhando-a assim com outros interessados e fazendo, em cadeia, aumentar a paixão por esta temática. Esta formação deverá ter enfoque na especificidade técnica e dificuldade inerente. Apenas deverão realizar esta formação pessoas da área das artes e bibliotecas escolares ou outras que tenham conhecimentos na utilização de materiais de desenho, corte, vincagem e estejam minimamente à vontade na área das artes e utilização de tecnologias».

Dada a época do ano, também se irá apostar na realização de diversos postais pop-up alusivos ao natal. A formação terá o horário: das 10h às 13h e das 14h30 às 18h00. É gratuita.

Para o dia 9 de dezembro, das 15h00 às 20h30, está agendado o colóquio “Falar de Futurismo em Portugal nos 100 anos da edição da revista ‘Portugal Futurista’”.

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia, celebra os 100 anos da edição da revista “Portugal Futurista” para abordar as principais linhas e caraterísticas do movimento futurista em Portugal. É mais um evento com entrada gratuita.

Para 15 de dezembro estão agendadas diversas ações pela Comunidade de Leitores da Biblioteca da Maia, como a análise do livro “Os despojos do dia” de Kazuo Ishiguro, às 21h00. Antes, às 19h00, realiza-se o lançamento do livro e encontro com o escritor “Coisas do Arco da Velha” de Jorge Esteves.