,

Janeiro arranca com leituras na Biblioteca Municipal

A agenda cultural de janeiro passa por vários eventos na Biblioteca Municipal. Dias 5 e 6 de janeiro, a comunidade de leitores realiza novo encontro.

A 7ª edição da Comunidade de Leitores tem como tema a literatura produzida no feminino. As vozes das mulheres-escritoras, tantas vezes marginalizadas e secundarizadas, são aqui recuperadas e substantivadas. Dia 5, às 21h00, e dia 6, às 18h00, será discutido o livro “Franki e o Casamento” de Carson McCullers.

De 2 a 31 de janeiro, realiza-se a “Contos contigo Conto”, uma atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal da Maia realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Decorre de Terça a sexta-feira, gratuitamente.

Já de Segunda a sexta-feira, também durante todo o mês, é realizada a atividade “Vem conhecer a tua biblioteca”, que integra uma visita aos diferentes espaços e serviços.

De 8 a 27 de janeiro, estará patente na Biblioteca Municipal a exposição “Holocauto”. No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro, a biblioteca promove uma exposição dando assim a conhecer parte do seu espólio sobre o tema e relembra o que foi e o que aconteceu no domínio Nazi.

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro, às 11h30, decorrem os espetáculos de Animação de Leitura. Às crianças até aos 10 anos é lançado o desafio “Vem viajar connosco pelo mundo mágico das histórias”.

A 20 de janeiro, às 16h30, vai realizar-se mais uma oficina “Música com bebés & papás”., em que é dinamizada uma ação de partilha e socialização. As músicas e as histórias sonoras contadas transportam-nos para um mundo de fantasia. Esta ação tem um custo de 10 euros para o bebé (0 aos 36 meses) e acompanhante (5 euros por um acompanhante extra).
O mês termina com a tertúlia “Asas de Poesia” no dia 27, das 16h00 às 18h00.

Angélica Santos