, ,

Confraria das Cebolas realizou primeiro almoço sénior no Castelo da Maia

No passado dia 18 de dezembro, a Real Confraria Gastronómica das Cebolas do Castelo da Maia ofereceu aos residentes seniores com mais de 65 anos um almoço de Natal.

Estiveram reunidos 250 pessoas, residentes no Castelo da Maia. Este almoço só foi possível com a ajuda da Junta de Freguesia do Castelo da Maia, do Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, da Cooperativa Agrícola da Maia, das Conferências Vicentinas das paróquias do Castelo da Maia, bem como de vários amigos confrades que também ofereceram os bens necessários para o almoço, esclareceu Ricardo Cruz, chanceler da Confraria.

A refeição foi preparada pelos alunos dos cursos de cozinha da Escola Secundária do Castelo da Maia e constou de: sopa, bacalhau com todos e sobremesa de rabanadas, pão de ló e aletria. No fim ainda houve um momento musical de animação.

Confraria no 3º aniversário Slow Food Porto

A Real Confraria Gastronómica das Cebolas marcou ainda presença no final do ano no 3º Aniversário do Slow Food Porto, movimento orientado para a proteção do património gastronómico portuense, através da defesa e promoção de produtos regionais e de saberes tradicionais, que pretende incentivar práticas alimentares conscientes e responsáveis.

O Slow Food Porto tem como valores: o alimento bom, o alimento limpo, o alimento justo. Os objetivos do movimento são a proteção do património gastronómico da região, promover a alimentação consciente e responsável tendo por base a educação do paladar, a defesa de princípios agrícolas de biodiversidade e sustentabilidade.

A Real Confraria Gastronómica das Cebolas foi convidada neste aniversário da Slow Food Porto e, “sendo a temática de grande valor e coincidente com a nossa, estudamos parcerias e ações a implementar no futuro”, referiu Ricardo Cruz.


Primeira internacionalização é em Ourense

Agora com a entrada no novo ano, o chanceler da Confraria das Cebolas revela que tem previstos diversos eventos e participação em iniciativas bem interessantes. A primeira será já a 1 de fevereiro, com a presença no “Xantar 2018, em Ourense, numa primeira apresentação fora de Portugal, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, em que iremos estar na Feira Gastronómica Xantar e apresentar dois showcooking com degustação com o tema da cebola.

Em simultâneo estaremos presentes no Encontro Internacional de Confrarias a decorrer também em Ourense”.

Dias depois, a 10 de fevereiro, a confraria estará no My Port Wine Day – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Em parceria com o Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia a Confraria irá ser o tema principal em mais uma celebração do aniversário da região demarcada mais antiga do mundo. Haverá várias harmonizações de confeções com cebola salgadas e doces com vários vinhos do Porto, de acordo com as notas do paladar.

Em março Castelo da Maia recebe 3º Concurso Internacional de Cozinha

Nos dias 28 e 29 de março, será levado a efeito o 3º Concurso Internacional de Cozinha Castelo da Maia e 1º Masterclass de Cebola. Em parceria com o Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia será realizada “a maior edição de sempre deste nosso concurso, em simultâneo iremos ter a 1ª Masterclass com a presença de chefs internacionais”, adiantou Ricardo Cruz.

A Confraria está imprimir esforços para que possam passar pela Maia alguns chefs “estrelas Michelin”.

Angélica Santos