,

Biblioteca da Maia adere às celebrações do Dia Mundial da Internet Segura

Neste dia 6 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Internet Segura. A celebração deste dia é uma iniciativa europeia, que se comemora também em Portugal.

Neste contexto, a Biblioteca Municipal da Maia dedica o mês a sessões de formação e esclarecimento, especialmente dedicadas às crianças. As formações estão disponíveis por marcação.

Tendo em conta a idade das crianças envolvidas nesta iniciativa, foi preparada uma atividade apelativa, centrada num jogo de exploração que, recorrendo ao PowerPoint, procura captar o interesse e a motivação dos alunos do ensino básico para esta temática, e ao mesmo tempo, conferir uma natureza mais lúdica à iniciativa.

Assim, serão abordados temas como: O que é a Internet / browser / motores de busca; fiabilidade da informação; utilização de recursos e direitos; conta de email – emails desconhecidos / spam/ emails do banco; pirataria; antivírus; janelas pop-up; prémios e publicidades; descarregar ficheiros; informações pessoais; jogos; compras online; convites; encontros marcadas pela internet.

O objetivo será usar a Internet com segurança e aprender a: “proteger o computador”, “comunicar e navegar em segurança”, “proteger as informações pessoais”, respeitar os outros”, “socializar em segurança”.

A iniciativa é gratuita. As escoals interessadas podem procurar mais informação através de 22 940 86 38 ou biblioteca@cm-maia.pt.