João Torres participa em três sessões do Parlamento dos Jovens na Maia

João Torres, deputado à Assembleia da República e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, participou, ao longo do mês de Janeiro, em três sessões escolares do Parlamento dos Jovens que tiveram lugar em instituições de ensino do concelho da Maia.

A Escola Secundária de Águas Santas, a Escola E.B. 2,3 e Secundária Dr. José Vieira de Carvalho e a Escola Profissional Novos Horizontes receberam a visita do deputado maiato.

João Torres considera que “o Parlamento dos Jovens é um dos mecanismos mais eficazes de proximidade entre a Assembleia da República e as comunidades escolares” e está muito satisfeito com este trabalho.

“Desde 2016 que tenho tido o gosto de integrar este projeto, com mais de vinte participações entre as sessões escolares, distrital e nacional e registo que o interesse dos estudantes pelo tema proposto este ano, e que é extraordinariamente oportuno, foi dos mais significativos desde o início da legislatura, momento em que iniciei a minha participação neste programa”, afirma o deputado socialista e antigo secretário-geral da JS, salientando ainda: “É para mim ainda mais motivador quando tenho a oportunidade de participar em sessões escolares do Parlamento dos Jovens no meu concelho, o que, felizmente, também aconteceu este ano”.

O programa ‘Parlamento dos Jovens’ é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Este ano, o número de escolas inscritas foi superior a 900.

Constituem objetivos do programa educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa de ideias e sublinhar a importância do contributo de todos os cidadãos para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro individual e coletivo.

Este ano, o tema do ‘Parlamento dos Jovens’ é a Igualdade de Género, no sentido de desafiar os estudantes a apresentar ideias e medidas legislativas para assegurar uma igualdade plena entre homens e mulheres na sociedade.