Abre hoje a exposição de Isabel e Rodrigo Cabral no Fórum Maia

Estará patente no espaço Centr’Arte (Fórum Maia) de 8 de fevereiro a 4 de março a exposição Escultura – 1986 a 2016” de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral. A inauguração é hoje, pelas 19h00.

Ambos com o Curso Complementar de Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1972 e 1973. Rodrigo Cabral, agregado da ESBAP em 1994, foi professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde exerceu os cargos de presidente do Conselho Pedagógico e de presidente do Conselho Diretivo de 2000 a 2004.

“… Em 1987, Isabel e Rodrigo Cabral assumem a decisão, inédita entre nós, de trabalharem coletivamente, e sem menção de autoria individual, a pintura e a escultura que doravante irão desenvolver.

Esta nova decisão deve ser, antes de mais, devidamente pensada nas suas consequências, e mesmo na sua singularidade contextual. Os dois artistas, ao constituírem o coletivo – porque é disso que afinal se trata, e não de um grupo do mesmo tipo que o Puzzle ou mesmo, antes deles, o Grupo Acre, Os Quatro Vintes ou o KWY, de propósitos diversos, mas que foram marcantes na arte portuguesa – assumiram claramente a identidade coletiva, com forte sentido político, mas em cuja designação se contêm identificados os próprios nomes.

Assim, preservando-se embora a identidade de cada um, afirmam todavia a obra realizada coletivamente por vontade própria, como se fundindo na relação artística a própria relação de vida que os unia. É, nesse sentido, um caso absolutamente singular…” – in Bernardo Pinto de Almeida, “Memórias do Presente – Passagem de Isabel e Rodrigo Cabral na Arte Portuguesa”, Edições Afrontamento, 2017.

Poderá visitar a exposição de Terça a domingo das 09h00 às 22h00.