,

Festas de Nossa Senhora da Saúde animam fim de semana na Maia

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde são as primeiras das grandes festividades na Cidade da Maia, realizando-se no segundo domingo após a Páscoa.

A Comissão de Festas da Urbanização “O Nosso Jardim”, Rua da Amieira e Rua Sra. da Saúde, apresentam o programa de festas deste ano.
As festas decorrem de 7 a 16 de abril. No primeiro dia, já se realizou a missa com o grupo coral da Banda Marcial de Gueifães (BMG) e, às 22h00, na Igreja de Gueifães, o concerto pela BMG.

Os dias 10 a 12 são dedicados à oração e reflexão na Igreja Matriz, sendo que no dia 12 é inaugurada a iluminação das festividades. Esta sexta-feira, dia 13, será inaugurada às 21h00 a exposição no Salão paroquial, e meia hora depois, haverá o concerto da Orquestra Korpo&Alma.

No sábado, dia 14, às 9h00, o Grupo de Bombos de Areosa (Viana do Castelo) percorrerá as ruas de Gueifães e, pelas 15h30, arranca o festival folclórico no Terreiro com os seguintes ranchos: Grupo DC de Nª Srª de Guadaljupe; Grupo Folclórico DC de Mafamude; ACR “Os Fontineiros da Maia”; Rancho Folclórico C.P.T. Areinho.

Ao fim da tarde, acontece uma eucaristia. Às 21h30, junto ao Monumento das Bandas, o conjunto Alvorada dá um concerto. A noite fecha com o fogo de artifício.

No domingo, a eucaristia das 7h00 abre o programa, segue-se, às 8h00, a entrada das Bandas de Música: Banda Marcial de Gueifães; Banda União Musical Paramense.

Depois da eucaristia das 9h00 será dada entrada à fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, junto à Rua São Faustino de Gueifães.
Às 11h00, realiza-se a missa solene com o Bispo D. Manuel Linda, ao fim da qual sairá a procissão que percorrerá as habituais artérias de Gueifães – Cidade da Maia.

Às 15h45 inicia-se o concerto das Bandas no Terreiro, e às 19h00, haver+a nova Eucaristia. Pelas 21h30, há o concerto pelo conjunto Val’Trofa. Às 23h30, a sessão de fogo preso e entre torres.

Na segunda-feira, dia 16, realiza-se a Eucaristia às 10h00 e às 19h00. Pelas 21h30, realiza-se o concerto pelo conjunto Olhos de Água e as festas encerram às 23h30.