,

Duas novas exposições abrem na Maia a 18 de maio

Há duas novas exposições para visitar na Maia entre os dias 18 e 31 de maio.

Na Galeria da Torre Lidador estará patente a coletiva de pintura “Anzol”, enquanto se visitar o Fórum da Maia / Centr’Arte encontrará a exposição “Nowadays & Today (reality is a state of mind)”, da autoria de André Lemos Pinto e Paulo Moreira.

A exposição “Anzol” capta o ponto de vista de diferentes autores tendo como referência o anzol, como imagem ou conceito. «Anzol é uma ferramenta para a captura de peixes, utilizado com o objetivo de fisgar o animal pela boca, atraído por algum tipo de isca que faça parte ou que pareça algum alimento usual da espécie… uma isca artificial está associada a um ou vários anzóis de modo a que o animal ao abocanhá-lo seja fisgado e fique preso».

Os diversos resultados são o culminar do Projeto final de ano 2016/17 dos alunos do curso de Desenho e Pintura d’A Casa ao Lado – Centro Artístico. Os alunos tiveram um tema e suporte em comum, sendo o tema o Anzol, e o suporte tela 92 x 120 cm.

Quanto à segunda exposição “Nowadays & Today (reality is a state of mind)”, a temática é contemporânea referindo-se à realidade atual, «fruto do desenvolvimento exponencial tecnológico a que assistimos das últimas décadas do seculo XX à atualidade, avista-se resplandecente, eivada pelas torrentes de informação, as ligações em rede e pelo constante apelo ao consumo»…

«O mundo que percebemos é meramente uma sombra da realidade final».

É um projeto comum desenvolvido por André Lemos Pinto & Paulo Moreira, a partir de 2015. O conjunto de trabalhos apresentados inflete sobre as experiências do quotidiano destes artistas, com certeza de raízes diferentes, expressas diferentemente quanto ao seu aspeto formal, mas que se pretendem num único trilho de pensamento.