,

Festival “Fazer a Festa” destaca o teatro para infância e juventude

De 29 de maio a 5 de junho a Quinta da Caverneira vai ser palco para a 37ª edição do festival de teatro “Fazer a Festa”. A organização é mais uma vez do Teatro Art’Imagem em parceria com a Câmara Municipal da Maia.

Em 2018 o Art’Imagem testará «um novo figurino e conceito e voltaremos ao Teatro para a Infância e Juventude, fazendo deste Festival também um Fórum anual de criadores e companhias que trabalham específica ou regularmente para este segmento dos jovens e pequenos públicos, onde se discutirá a atualidade do sector».

Durante oito dias serão apresentados seis espetáculos diferentes, com nove sessões, sempre seguidos de conversas com o público depois do espetáculo na Quinta da Caverneira.

Estarão presentes seis companhias, três nacionais (Teatro Art’Imagem, Ana Madureira, Catarina Requeijo); três estrangeirais vindas da Galiza/Espanha (Sarabela Teatro, Baobob Teatro e Elefante Elegante) com algumas sessões para público escolar.
Contará ainda com dois Encontros/Reflexão e uma Exposição.

Os espetáculos escolhidos apresentarão peças inovadoras e de artistas e Companhias emergentes já com alguns trabalhos testados e com aceitação crítica bastante apreciável a par de outras com trajetos mais consolidados e com tradição de teatro na área, num diálogo e confronto entre os novos e consagrados criadores, estando a presença estrangeira garantida por duas prestigiadas companhias galegas.

Todas as peças serão visionadas criticamente por um ou mais profissionais, portugueses e estrangeiros, de reconhecido mérito no meio e na área teatral, que no final do Festival irão formar um espaço de reflexão com a presença dos vários criadores dos espetáculos apresentados, sobre as peças programadas.

A exposição versará a atividade teatral para a infância e Juventude do Teatro Art’Imagem na década de oitenta, assim como um Encontro/Homenagem a Roberto Merino, o encenador responsável pela maioria dos espetáculos apresentados nesse período pela Companhia.

Programa abre com exposição sobre Art’Imagem

O “Fazer a Festa” arranca no dia 29 de maio, pelas 16h00, com a exposição “O Teatro para a infância e Juventude do Teatro Art’Imagem na década de 80”, na Quinta da Caverneira.

Pelas 17h00, realiza-se a homenagem a Roberto Merino – Um Homem do Teatro para Todos, com a colaboração do Fundo Teatral Art´Imagem/ e da Biblioteca Quinta da Caverneira/Câmara Municipal.

Às 18h00, acontecerá a Tertúlia/Encontro “À procura do Teatro para a Infância e Juventude”. Na Quinta da Caveneira.

A 30 de maio, às 14h30 e 21h30, será apresentada a peça “A Maior Flor e Outras Histórias Segundo José” pelo Teatro Art’Imagem, seguindo-se conversa com o público no fim do espetáculo.

Às 18h00 do dia 31 de maio será a vez do espetáculo “Ultimo Dragon” pelos espanhóis Sarabela Teatro, seguido de Conversa com o público.
No dia 1 de junho (dia mundial da Criança), às 10h30 e 14h30, há para ver “Muita Tralha Pouca Tralha”, por Catarina Requeijo, no exterior da Quinta da Caverneira.

Dia 2, às 18h00 – “Luppo” pelos galegos Baobob Teatro, no Auditório Quinta da Caverneira.

Dia 3, às 18h00 – “Dança da Chuva”, pelo Elefante Elegante, também da Galiza, no Auditório Quinta da Caverneira.

Dia 4, às 14h30 e 21h30, “Dama Pé de Mim” por Ana Madureira, no Auditório Quinta da Caverneira.

Dia 5, às 14h30 e 20h00 – Reflexão crítica sobre os espetáculos apresentados nesta edição do festival.