Clube dos Pensadores encerra ciclo de debates com Fernando Nobre

O Clube dos Pensadores (CdP) vai realizar o seu último debate antes das férias de verão, encerrando assim a temporada com o convite a Fernando Nobre.

O líder do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, convidou o médico para o encontro do próximo dia 11, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia. Em Setembro o CdP inicia uma nova ronda de debates com a presença de Miguel Relvas.

O tema com Fernando Nobre andará à volta da política nacional, internacional e da Fundação AMI – Assistência Médica Internacional. Fernando Nobre, médico-cirurgião, é o fundador e presidente desta ONG (Organização Não Governamental) portuguesa, independente, apolítica e sem fins lucrativos.
Fernando Nobre já esteve no CdP quando foi candidato a presidente da República nas eleições que se realizaram em 2011. O Clube está numa fase de revisitar alguns dos convidados mais emblemáticos.

Apesar da sua passagem pela política não ter sido muito feliz, nas eleições presidenciais obteve um honroso 3º lugar com um ‘score’ perto dos 15% e à volta de 600.000 votos. Fernando Nobre encabeçou a lista do PSD ao Parlamento pelo círculo de Lisboa, a convite de Pedro Passos Coelho, mas depois, não conseguiu ser eleito presidente da Assembleia da República, renunciando ao mandato.

Todavia a sua passagem efémera pela política em nada beliscou o facto de ser um “homem de grandes causas”, alguém que tem legitimidade para falar em nome da cidadania e que tem uma longa vida de intervenção cívica, como considera Joaquim Jorge, o anfitrião do Clube dos Pensadores.

O CdP recebeu, neste ciclo de debates a terminar, Mário Nogueira, líder da Fenprof, António Saraiva, líder da CIP, Pedro Duarte, do PSD, Paula Teixeira da Cruz, ex-ministra da Justiça, Jaime Nogueira Pinto, politólogo, José Ramos-Horta, prémio Nobel da Paz, e António Capucho, ex-dirigente do PSD.