,

Hortíssima dá “chão verde” para convívio às famílias da Maia

De 1 a 5 de junho, a Maia assistiu a mais uma montra dos melhores produtos da terra com a 3ª edição da Hortíssima, no Parque Central.

A Hortíssima incluiu programas variados para toda a família, incluindo 100 atividades e a participação de 12 chefs. Foram muitos os pontos de interesse desde workshops a aulas práticas de cozinha, passando pelas oficinas didáticas, ações de compostagem , hora do conto, contemplando ainda espaços de arte, como a pintura de um painel de 25 metros.

No dia 1, o presidente da Câmara, António Silva Tiago recebeu os embaixadores nos Paços do Concelho, que depois seguiram em comitiva até ao Parque Central da Maia, para o corte da fita e sessão inaugural oficial.

A par dos embaixadores estavam os parceiros organizacionais da Hortíssima, a Cooperativa Agrícola da Maia, a Lipor e a Maiambiente.

A cerimónia contou assim com convidados de relevo, como Pimenta Machado, vice-presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente; Silva Peneda; as campeãs olímpicas Fernanda Ribeiro e Aurora Cunha; Pedro Cabrita Reis, artista plástico; João Miranda, presidente da Frulact e Fundador do Polo “Portugal Foods”; António Oliveira, ex-futebolista e treinador; Rui Rosa Dias, líder do movimento SlowFood em Portugal; Renato Pita, piloto de Ralis; Bruno Castro DJ Overule, o primeiro DJ e produtor português a ganhar um MTV Europe Music Award, vencedor do 1º prémio MTV.

“Esta é já a 3ª edição da Hortíssima, um acontecimento que começa afirmar-se como uma tradição que a comunidade concelhia acolhe já com expetativa e interesse. Neste lugar, aqui bem no centro da cidade, realiza-se um encontro feliz, entre a ruralidade, de cujas raízes nos devemos orgulhar, e uma outra forma de viver em comunidade, onde somos urbanitas que procuram no espaço verde e na convivialidade ao ar livre, recuperar a sua relação com a Natureza”, afirmou António Silva Tiago na receção aos convidados.

O presidente da Câmara referiu que foi com agrado que viu “as imagens das anteriores edições, com famílias inteiras a desfrutar deste chão verde, a degustar produtos vindos diretamente da terra e a saborear uma gastronomia saudável, partilhando momentos de alegria, animados pela programação cultural e de entretenimento proporcionada aos visitantes”.

Realçou que a Hortíssima é “uma excelente forma de fazer comunidade e de contribuir para a nossa coesão social, num caminho que todos juntos queremos fazer, para que a Maia se afirme cada vez mais como uma família feliz”.

O autarca agradeceu a presença destas personalidades e ainda à equipa e à vereadora do Ambiente, Marta Peneda, “que liderou o grupo que deu corpo a este projeto, uma palavra de apreço pelo trabalho que está aqui diante os nossos olhos”.