,

Horta comunitária em Milheirós recebeu os ‘agricultores’ biológicos

Com a Horta Comunitária de Fundo de Vila, localizada na freguesia de Milheirós, Maia, a funcionar em pleno, realizou-se, no passado dia 25 de maio, a cerimónia oficial de assinatura de acordos de utilização.

Os primeiros ‘agricultores’ desta horta biológica foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e pelo presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, Paulo Ramalho. Ambos tiveram a oportunidade de agradecer o empenho e dedicação de todos os utilizadores da horta inaugurada em 2017.

Fernando Leite, administrador delegado da Lipor, e Maria José Neves, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, em representação das entidades parceiras do projeto, também marcaram presença na cerimónia, que oficializa o acordo entre utilizadores e donos do projeto da horta comunitária.
A Horta Fundo de Vila dispõe de 46 talhões individuais, de terreno cultivável, com compostor, uma zona de lazer, um local coletivo de armazenamento de pequenas alfaias agrícolas, ponto de água de utilização comum e um pomar.

Neste momento, todos os talhões estão atribuídos e os utilizadores praticam agricultura em modo de produção biológica. De forma a responder a esta especificidade, todos os candidatos frequentaram formação de compostagem caseira e agricultura biológica antes de receberem o respetivo talhão.

Agora é só pôr mãos à obra e enxada à terra…