Lipor vence concurso de Design em Paris com ecoponto BinUp

A Lipor venceu um prémio internacional de design com o BinUp, um ecoponto inédito, para cujo fabrico contribuiu uma empresa maiata.

A Zero Waste France e a Fundação FAMAE lançaram um desafio de Inovação, em busca de soluções práticas e eficientes para reduzir ou reciclar os resíduos gerados por uma família urbana. Este concurso, de 1 000 000 €, foi uma das maiores competições já lançadas no mundo, com 1500 projetos de 60 países, e pretende recriar produtos inovadores que ajudem à prática da separação de resíduos e compostagem em ambiente urbano.

A categoria “Design Prize: take up the challenge of sorting and composting in an urban environment” teve como objetivo premiar a reinvenção de dois objetos de extrema importância para a reciclagem: o ecoponto doméstico e o compostor.

A LIPOR, através da sua investigadora Nadine Sousa, em parceria com a Empresa Ernesto São Simão da Maia e o LNEG, apresentou o projeto BinUp: Ecoponto Doméstico para colocação em altura, em polipropileno reciclado, cuja conceção e desenvolvimento assenta em estudos de ecodesign e análise de ciclo de vida do produto.

BinUp foi um dos dois vencedores na categoria “Design Prize”, tendo recebido o prémio no evento VivaTechnology, em Paris, no dia 26 de maio.