,

Portugal tem a primeira mulher no “Bombeiro mais forte do Mundo”

É da Maia, a primeira bombeira portuguesa a participar no Firefighter Combat Challenge e Toughest Firefighter Alive a ter lugar de 21 a 24 de Junho, em Tórun, na Polónia.

Susana Maia, bombeira de 3º nos Bombeiros de Moreira-Maia aceitou o desafio de representar a Maia e Portugal numa das provas físicas de bombeiros mais exigentes a nível do mundo e tem como principal objetivo concluir com sucesso os três dias de provas.

A Maia Team, dos Bolmbeiros de Moreira-Maia, é composta ainda por mais três bombeiros, Luís Morais, Carlos Pinto e Luís Norim, que serão também colocados à prova nesta exigente competição.

O Firefighter Combat Challenge é considerado os dois minutos mais duros do desporto, onde os bombeiros, submetidos a tarefas como subir em continuidade vertical, elevar material, resgatar vítimas, tentam realizar o menor tempo possível.

No Toughest Firefighter Alive, os bombeiros percorrem quatro estações, ao longo de 40 minutos de prova. Cada estação deve ser concluída no tempo máximo de 10 minutos, de modo a que possa avançar para a estação seguinte e continuar a prova.

Esta participação vem enquadrar-se no projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção e Comando do Corpo de Bombeiros, desde 2013, com o objetivo de dinamizar e melhorar as capacidades técnicas dos profissionais e voluntários que prestam socorro na Maia.

De salientar que esta não é a primeira participação dos bombeiros maiatos em provas internacionais, pois no ano passado a Maia esteve representada na Polónia e na Bélgica.

Este ano os Bombeiros de Moreira-Maia alcançaram o 6º lugar na geral do Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento e estarão ainda presentes no Campeonato Europeu do Firefighter Combat Challenge, na Alemanha, nos próximos dias 28 e 29 de Junho.

De salientar o apoio fulcral de algumas empresas do concelho, como a Cerealis, Mold-Tech, OCP Portugal, Fuchs, Ficosa, entre muitas outras que permitem colocar a Maia no palco europeu do salvamento e socorro.