Cascata em movimento foi um sucesso em Pedrouços

A Junta de Freguesia de Pedrouços acabou de desmontar recentemente a cascata de S. João do artesão David Silva, natural e residente na freguesia, e que decorou o jardim interior da Junta de Freguesia de 9 a 30 de junho.
Uma cascata em movimento, em que as várias cenas rurais, como a matança do porco, estão presentes. São recriadas por David Silva a festa da Natividade, com a procissão completa de andores, ainda monumentos do Porto e da própria freguesia de Pedrouços: Igreja, Lavadouro, a sede da Junta de Freguesia…

Há um mundo em miniatura nesta cascata que tem tido imenso sucesso ao longo de quase um mês de exposição, como admitiu o presidente da Junta, Joaquim Araújo, que este ano resolveu convidar o artesão para expor a cascata na sede da autarquia, dando maior visibilidade a um projeto que David vinha a expor apenas em sua casa há 17 anos. Centenas de pessoas, incluindo visitas de escolas, apreciaram a cascata sanjoanina.

Assim David Silva, de 54 anos, está muito grato ao presidente da Junta por reconhecer o seu trabalho, referiu ao Primeira Mão, acrescentando que este é um passatempo levado muito a sério e que lhe permite arejar as ideias do seu emprego num armazém.

A inauguração da cascata contou com a presença do presidente da Câmara, Silva Tiago, que também mostrou apreço pela montra de miniaturas, num espaço de 4 por 3 metros. Mas, recordou, “tudo começou como uma brincadeira, fui com a minha filha à festa do Senhor de Matosinhos e comprei uns bonecos de que gostei, fui comprando sempre mais, e depois acabei por ir construindo réplicas de monumentos”. A cascata começou por um metro quadrado e foi sempre aumentando. Hoje tem 400 bonecos e já apresenta diversas cenas em movimento.