,

Está de volta a Festa da Senhora Mãe dos Homens

De 19 a 22 de julho decorrerá a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Homens em Pedras Rubras, Moreira. O presidente da Junta, Carlos Moreira, explicou ao Primeira Mão como tomou as rédeas de uma organização que estava parada há três anos.

A parte profana destas festas da vila de Moreira encontrava-se inativa desde 2015, devido a diferentes entendimentos entre a paróquia e a comissão de festas de então. Devido a falta de consenso na forma como gerir a organização, acabou por apenas se realizar a parte religiosa das festividades, nos últimos três anos.

Quando no ano passado, Carlos Moreira tomou posse no executivo da Junta de Freguesia, entendeu que havia o anseio da população de voltar a realizar esta romaria com toda a dignidade que ela merece, embora sem grandes exageros, pois os tempos ainda são de contenção. O autarca formou uma equipa de trabalho, que em parceria com a Junta de Moreira, leva a efeito a organização, “num programa interessante, embora com rigor e sem megalomanias”, referiu Carlos Moreira.

Numa primeira fase, a Junta de Freguesia dá o grande suporte ao investimento, quase na totalidade, com um pequeno apoio da Câmara Municipal, mas o que se pretende no futuro é que “a comissão agora criada continue a trabalhar e encontre formas de financiamento, apoios de mais empresas, da própria população e deixe de ter tanta dependência da Junta de Moreira”.

De resto, a animação da freguesia é uma preocupação do autarca, a par de ajudar as coletividades a angariarem receita própria. Carlos Moreira deu como exemplo as noites quentes, que decorreram no mês passado, em três fins de semana. “Centenas de pessoas visitaram os eventos, onde as associações instalaram barraquinhas e venderam os seus produtos e petiscos ou bebidas, para conseguirem verbas para as suas atividades. Foi um sucesso”, declarou Carlos Moreira.

Depois da Festa da Senhora Mãe dos Homens, Moreira irá receber ainda, de 18 a 29 de julho, o torneio de bilhar no Pavilhão de Moreira, e a 28 de julho o Folk Fest, um festival internacional de Folclore.

Programa:

19 de julho – abertura da festa: 21h00 – Eucaristia na capela; 21h30 – Inauguração da ornamentação e iluminação com fogo de artifício; 21h45 – Noite de tunas académicas; 23h00 – Fogo de artifício;

20 de julho: 21h00 – Celebração Eucarística; 21h30 – Festival de folclore; 00h00 – Fogo de artifício;

21 de julho: 09h00 às 18h00 – Exposição de carros antigos; 15h00 – Tarde infantil (circo); 17h30 – Celebração eucarística; 21h30 – Banda Lumen; 23h00 – Artista Iran Costa; 00h30 – Fogo de artifício; 00h45 – Banda Lumen;

22 de julho: 09h00 – Alvorada com fogo de morteiro; 10h30 – Eucaristia campal presidida por Padre Augusto Carneiro da Silva; 14h30 – Fanfarra Bombeiros dos voluntários Moreira – Maia; 15h00 – Banda de Música de Moreira da Maia; 15h00 – Terço e Alocução Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens; 16h00 – Procissão; 21h30 – Banda Costa Verde; 23h45 – Fogo de Artifício; 00h00 – Encerramento da festividade.