,

“…tenho muita admiração e respeito pela sabedoria dos seniores…”

Chegou ao fim a edição 2018 do programa municipal de turismo sénior da Maia, que levou a Montemor-o-velho mais de 5681 maiatas e maiatos com mais de 65 anos de idade.

Nos últimos meses, 3 vezes por semana, rumavam da Maia àquele destino turístico, vários autocarros com os felizes contemplados por um programa que tem vindo a obter uma adesão cada vez mais significativa de seniores maiatos.

O Primeira Mão chegou à fala com Irene Dias, uma comunicativa maiata de 70 anos que expressou deste modo a sua alegria por poder partilhar o passeio turístico com outros convivas: “…esta mocidade é toda da minha geração. Hoje é um dia diferente para nos divertirmos, para apreciar outras vistas, mudar de ares e cantar, dançar e partilharmos todos juntos uma refeição entre conterrâneos, isto devia ser todos os meses assim esta alegria… há aqui pessoas que nunca têm possibilidades de sair de casa e arejar um bocadinho… só mesmo neste dia uma vez por ano é que dão assim um passeio grande…”

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, acompanhou os seniores em todos os passeios, tendo tido ocasião de a todos os grupos dar uma palavra de saudação e acolhimento. Em declarações exclusivas ao Primeira Mão afirmou que se sente “muito bem entre os seniores maiatos, são pessoas alegres, muito bem dispostas e divertidas. Às vezes demoro-me um pouco com os mais faladores que me contam histórias e testemunhos das suas vidas que deviam ficar guardadas em livro, não apenas por revelarem experiências de vida emocionantes, que são bem demonstrativas da sua coragem e resiliência, mas também pelos ensinamentos que nos dão…”

Por fim, o autarca sublinhou a grande “admiração e e o profundo respeito pela sabedoria dos seniores”, facto pelo qual, frisou Silva Tiago, “sinto que os momentos que tenho estado entre eles são muito enriquecedores do ponto de vista humano e social.”