, ,

Fotografia e pintura dos seniores na Torre Lidador

Para celebrar o encerramento do ano letivo, a Câmara Municipal da Maia (CMM) organizou a “Exposição de Fotografia e Pintura 60+”. As fotografias presentes na exposição pertencem à fotógrafa Sandra Ventura, que é especializada em Fotografia Artística de Seniores. A exposição inaugurou no dia 29 de junho e terminará a 18 de julho.

Os idosos que participaram nesta iniciativa são utentes da Casa de Milheirós, Centro Paroquial e Social de Águas Santas, O Amanhã da Criança e da ASMAN. A atividade faz parte do Programa Municipal de Saúde Sénior.

No dia 29, foi inaugurada a exposição de Pintura em Tela 60+, que foi conduzida pela artista plástica Liliana Monteiro. Os quadros foram pintados pelos utentes das Respostas Sociais, tendo por referência de inspiração obras de pintores famosos.

Nos últimos quatro anos a Câmara Municipal da Maia vem enriquecendo a oferta de atividades das Respostas Sociais do concelho. A CMM acredita que trabalhar com a Saúde Sénior é uma aposta na promoção de um envelhecimento ativo e saudável para os seniores do concelho e uma forma de combater a solidão.

Na opinião daqueles que participaram na iniciativa, “esta atividade é importante para que se possa mostrar que a Câmara se preocupa com os mais velhos”. Com o objetivo de construir uma sociedade onde todos têm lugar, é importante que se desenvolvam projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, como um beneficio à cidadania.

As áreas privilegiadas são a saúde oral, educação alimentar, saúde oral e cognitiva, prevenção rodoviária e cidadania, sendo que nesta edição a Câmara apostou na partilha entre os seniores e os alunos do ensino básico, das escolas do concelho. A Câmara está a preparar a próxima edição do programa.

*André Ferreira (estagiário da Escola Secundária do Castelo da Maia – Curso Científico-Tecnológico de Comunicação Social)