, ,

Escola Primária de Pedras Rubras é inaugurada no domingo

No próximo domingo, dia 22, pelas 12h00, será inaugurada a nova sede da AEPPR – Associação dos Antigos Alunos da Escola Primária de Pedras Rubras, na Praça do Exército Libertados (Feira de Pedras Rubras).

Já aquando da visita do presidente da Câmara a Moreira, em maio passado, António Silva Tiago havia visitado o espaço em fase final de remodelação classificando esta obra como “muito bonita”. O autarca agendou desde logo o dia da inauguração, o dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Moreira, no próximo dia 22, domingo, precisamente por se tratar de um dia em que a comunidade de Moreira celebra uma das festas emblemáticas. O programa profano estava parado há três anos e agora regressa, com o apoio da Junta de Freguesia, liderada por Carlos Moreira.

Também esta requalificação teve um acompanhamento especial da Junta de Moreira, tendo o esforço da comunidade sido assinalável. António Silva Tiago sublinhou que constituiu-se uma associação de antigos alunos, “propositadamente para apoiar esta inauguração”. Esta associação fica agora com a sede na escola renovada.

Na intervenção de conservação e de alteração no interior do edifício da “Escola Primária de Pedras Rubras nº 2” não se efetuou modificação na estrutura de estabilidade, da cércea, das formas das fachadas e do telhado.

O imóvel encontrava-se abandonado, sendo que estas obras permitiram o melhoramento significativo do edifício e da área envolvente. Foram realizados trabalhos de conservação dos revestimentos exteriores e interiores, limpezas gerais da cobertura (telha), reabilitação das caixilharias exteriores e interiores, limpezas gerais na área envolvente ao edifício (logradouro).

De referir, que os materiais utilizados são idênticos aos existentes, com a preocupação de não alterar na forma ou qualidade o edifício.