,

Agosto é tempo das Festas de Santo Ovídio e Feira das Cebolas

De 20 a 26 de agosto realizam-se as Festas de Santo Ovídio, organizadas pela Junta de Freguesia do Castelo da Maia, onde se integra a tradição secular da Feira das Cebolas.

Estas festividades decorrem no Monte de Santo Ovídio, castro que remonta à Idade Média e nas suas imediações. No caso, a Praça 5 de outubro, recebe como é tradição a Feira das Cebolas, numa organização em parceria com o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

A feira das cebolas e da cerâmica irá decorrer dias 25 e 26, das 09h00 às 23h00. Vários espaços e vivências da tradicional feira serão retratados. Será recriado, da forma mais aproximada possível, um momento de festa, de convívio e o encontro de pessoas.

Assim, através da recriação da feira, o Museu pretende sensibilizar toda a comunidade para a defesa e salvaguarda do património material e imaterial, motivar a gente da Maia a preservar e reproduzir o mais fidedigna possível as suas tradições, as suas vivências, de forma a perpetuar as memórias do passado, herdeiras de um pilar basilar da cultura de um povo, de uma gente e dum espaço que lhes pertence.

A feira contará com momentos dedicados ao entrançar da cebola; iguarias regionais relacionadas com a cebola e animação com a participação de grupos de folclore.