,

3ª edição do SUPERTABi volta a abrir caminhos ao futuro da Educação

O 3.º Encontro SUPERTABi terá lugar nos dias 4 e 5 de setembro, no Grande Auditório do Fórum da Maia.

Trata-se de uma conferência organizada pela Câmara Municipal da Maia com o apoio do Centro de Investigação em Educação – Universidade do Minho e do CFAE (Centro de Formação de Associação das Escolas) MaiaTrofa, e com a colaboração da DGE – Direção Geral da Educação.

Pretende-se que este evento, que tem vindo a afirmar-se como um marco relevante no panorama da educação e na partilha de práticas pedagógicas inovadoras com tecnologia, nomeadamente, móvel, seja um espaço de formação, reflexão e comunicação para os professores dos ensinos básico e secundário, bem como para os investigadores e decisores políticos.

O projeto SUPERTABI foi criado e desenvolvido pelo investigador Marco Bento (Centro de Investigação em Educação – Universidade do Minho), no âmbito do processo de disseminação do projeto de investigação do Programa Doutoral Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC), sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O 3.º Encontro ficará marcado pela sua internacionalização, uma vez que conta com o Professor Mike Sharples da Open University – Reino Unido, o Fundador e Presidente da Associação Internacional para Mobile Learning.

Workshops nas escolas e conferências no Fórum da Maia

O Programa incluirá no primeiro dia workshops a realizarem-se durante a tarde, pelas 15h00, nas Escolas Secundária de Maia e Básica 2,3 Gonçalo Mendes da Maia e na Antiga EB1 de Pedras Rubras.

No dia 4, a abertura é às 9h00 no Grande Auditório do Fórum. Pelas 9h45 acontece a visita ao SUPERTABi Maia Summit, a que se segue um momento cultural. A primeira conferência está marcada paera as 10h30; pelas 12h00 é apresentado o projeto SUPERTABi.

Depois do almoço, pelas 14h30, acontece o painel Práticas Pedagógicas I, segue-se um intervalo com oportunidade para nova visita ao Summit. Às 16h30, começa o painel Práticas Pedagógicas II. O dia termina com um momento musical e novo convite para um a visita ao SUPERTABi Maia Summit.
No dia 5, a receção aos participantes começa às 8h30, e pelas 9h00 está agendada a segunda conferência. A manhã volta a incluir momentos culturais e visita ao Summit do evento. Para as 10h45 está previsto o painel Práticas Pedagógicas III, seguido de um momento de ‘Role Play’.

Após o almoço, às 14h00, estão marcadas as comunicações paralelas, às 15h00 apresentação de projetos e, pelas 16h00, a conferência III. A tarde inclui ainda momentos musicais e visita ao SUPERTABi Maia Summit. A sessão de encerramento está marcada para as 17h00, realizando-se ainda pelas 20h00 um jantar social.

No ano passado, estiveram presentes 700 professores e profissionais de Educação, bem como o Secretário de Estado da Educação e o então vice presidente da Câmara da Maia e vereador da Educação, António Silva Tiago, agora líder do município.

Escola em profunda transformação

Recorde-se que o autarca tem repetido que a Maia continua a ter na Educação “o estatuto de desígnio estratégico prioritário”. E constatava que “a escola, tal como a conhecemos hoje, vai certamente ser palco de profundas transformações, tendo de se adaptar ao devir dos tempos e à força de uma realidade que se vai impor”. Um cenário na altura considerado pelo autarca uma inevitabilidade num futuro próximo.

Recorde-se que tiveram ponto de partida nas discussões do SUPERTABi projetos que se iniciarão já no próximo ano letivo, as “salas do futuro”: um projeto piloto incluído no MasterPlan de Educação da Câmara da Maia. O projeto irá ser implementado numa turma do 3º ano de todos os agrupamentos escolares do concelho. A ideia é que as crianças sejam mais ativas no processo educativa recorrendo a novas tecnologias.

A Câmara Municipal da Maia também está em fase de instalação de salas de formação na antiga escola primária de Pedras Rubras, recentemente inaugurada, para dotar os professores de competências em novas tecnologias e assim poderem orientar os alunos nestas inovadoras salas de aula do futuro.