,

Inauguração do LABS Maia decorreu esta manhã

Esta sexta-feira, dia 19, pelas 10h00, foi inaugurado no Castelo da Maia, o LABS – Laboratório Aberto de Biologia e Saúde. Este é um projeto da Câmara Municipal da Maia, em parceria com o IPATIMUP e a BIAL.

O LABS permitirá aos alunos do concelho participarem em atividades focadas na prevenção, rastreio e diagnóstico do cancro, funcionando no espaço municipal Quinta da Gruta.

O apoio da autarquia para este Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia (LABS – Maia) é logístico e financeiro, cabendo aos outros parceiros os equipamentos e o ‘know-how’.

O responsável pela direção científica, Luís Cyrnes, refere que o laboratório vem “colmatar uma lacuna existente no ensino, levando as ciências experimentais às escolas”.

Integrado no projeto “Maia, crescer com a Ciência”, o laboratório disponibilizará aos alunos dos diferentes níveis de ensino (pré-escolar, básico e secundário) atividades experimentais básicas, focadas na biologia e na saúde e integradas no contexto escolar, que os ajudarão no seu desenvolvimento cognitivo, indicou aquele investigador do IPATIMUP.