,

Plataforma Regional de Emergência do Norte em reunião preparatória

Depois de criada, em 23 de abril, a Plataforma Regional de Emergência do Norte (PREN), com sede na Cruz Vermelha da Maia, realizou-se no passado mês de outubro a primeira reunião preparatória na Cidade da Maia.

Estiveram envolvidos representantes das várias delegações do Norte, que avaliaram a coordenação de meios materiais e humanos existentes, bem como as necessidades e as potencialidades da Plataforma.
Houve ainda um momento dedicado à demonstração de meios, designadamente de um hospital de campanha, de tenda de realojamento em casos de catástrofe, de kits de emergência familiares de acolhimento a cinco pessoas, entre outros meios.

Na ocasião, foram demonstrados meios num caso hipotético de um acidente envolvendo várias viaturas, que incluiria 18 feridos. “Em poucos minutos foi instalado no local um hospital de campanha, com uma equipa a atuar e a encaminhar os feridos para hospitais centrais. Os familiares das vítimas foram acompanhados por equipas psicossociais”, explicou José Ferreira, presidente da direção da Cruz Vermelha da Maia.

A PREN atua a partir da sede da Cruz Vermelha da Maia e vai agora sensibilizar alguns mecenas no sentido de conseguir verbas para aumentar o número de meios disponíveis. José Ferreira pretende aumentar o número de hospitais de campanha para poder acudir e distribuir esses equipamentos com mais rapidez para várias regiões em caso de emergências simultâneas. Atualmente estão disponíveis menos de uma dezena.