,

Vozes maiatas ajudaram a vencer Diploma de Ouro em Praga

 
Nove maiatos integram o Ensemble Vocal Pro Musica do Porto e estão de parabéns pela conquista de Diploma de Ouro num certame em Praga.
Nos passados dias 1 a 4 , o agrupamento participou na 32ª edição do Praga Cantat 2018, na capital de República Checa, trazendo de lá um diploma de ouro e o reconhecimento do júri internacional.

O Ensemble Vocal Pro Musica, do Porto, através da música reúne pessoas de todas as áreas profissionais e localidades circundantes, contando com o contributo de nove vozes da Maia.
 
A competição reuniu 22 coros de 14 países, tendo o Ensemble Vocal Pro Musica sido o responsável pela única presença portuguesa.
O coro, cujo pleno é de 90 vozes, na cidade de Praga fez-se representar por 52 elementos e concorreu na categoria de Música Sacra, na qual arrecadou a medalha de ouro.

Recebeu ainda um Prémio Especial do Júri pela interpretação da peça “Abendlied”, de J. Rheinberger. Além disso, o grupo foi um dos seis apurados entre os 22 coros participantes para o Grande Prémio.

Esta foi a primeira vez que Portugal esteve representado nesta competição internacional.
 
O Ensemble Vocal Pro Musica, sob a direção de José Manuel Pinheiro, maestro e seu fundador, realizou numerosos concertos de norte a sul do país, dos quais se destacam as parcerias com a Orquestra do Norte e com a Orquestra de Guimarães.

Conquistou também já vários prémios e distinções, como o diploma de prata na Categoria de Jazz e Música Latina no 5º Concurso Internacional de Coros em Riva del Garda, Itália (2003); a medalha de bronze na Categoria de Coros Mistos no 8º Concurso Internacional de Coros de Atenas, Grécia (2004); e o diploma de ouro correspondente ao 1º lugar na categoria de Música Sacra e Grande Prémio de Veneza, no 5º Concurso e Festival Internacional de Coros realizado nessa cidade italiana em 2007.