,

Inauguração da Residência Paroquial de Santa Maria de Nogueira

Após grandes obras de requalificação, possíveis com o empenho de toda a comunidade, no passado dia 4, foi inaugurada e benzida a Residência Paroquial de Santa Maria de Nogueira.

Presidiu às cerimónias deste dia o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves. O bispo foi calorosamente acolhido, no Largo de Barroso, pelo pároco, Padre Vítor Ramos, acompanhado pelas autoridades autárquicas e por umas dezenas de paroquianos.

A fanfarra dos Escuteiros de Telhado, Vila Nova de Famalicão, deu um ar festivo à cerimónia, que prosseguiu na Igreja, com a celebração de uma eucaristia. À chegada, um tapete elaborado por paroquianos, onde estava desenhado o brasão episcopal de D. Pio, em homenagem pelo seu jubileu sacerdotal.

Depois seguiu-se a bênção da Residência. O pároco enalteceu o esforço da comunidade nesta obra e agradeceu a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

O presidente da Junta de Nogueira e Silva Escura, Ilídio Carneiro, também elogiou a determinação do pároco em levar a cabo esta requalificação.
Por seu lado, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, congratulou o Padre Vítor e toda a comunidade pela obra concretizada. Foi descerrada uma placa de memória desta inauguração, aludindo a outra memória em 14 de Agosto de 1966, em que foi inaugurada esta residência, na paroquialidade do Padre António Francisco de Sousa.

No final, foi dada oportunidade a toda a comunidade paroquial de visitar a remodelada casa paroquial. Seguiu-se um almoço comemorativo, presidido pelo Bispo Auxiliar do Porto e que incluiu a abertura do bolo comemorativo, um momento musical, com uma rapsódia de usos e costumes.

A paróquia ofereceu a D. Pio um azulejo, pintado à mão, que ilustra a fachada da Igreja Paroquial de Santa Maria de Nogueira.