,

Conferência sobre “Europa entre o nacionalismo e integração”

A Câmara da Maia associou à exposição World Press Photo deste ano a realização de uma conferência em que esteve em debate a situação atual da Europa, por entre tendências de nacionalismo em oposição às políticas de integração.

Foram convidados Paulo Rangel, deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD, Bernardo Ivo Cruz, CEO Executivo da SOFID, Fernando Jorge Cardoso, investigador do Instituto Marquês de Valle Flôr.

A iniciativa decorreu no sábado de manhã nos Paços do Concelho, tendo o moderador sido Paulo Ramalho, vereador das Relações Internacionais do município, que, após a troca de ideias considerou a conferência como “notável”.

“A reflexão proporcionada por Paulo Rangel, Bernardo Ivo Cruz e Fernando Jorge Cardoso surpreendeu acima de tudo pela densidade e profundidade da análise que produziram, não só a nível do diagnóstico, mas também do devir”.

A finalizar a conferência, Paulo Ramalho declarou que “estes debates servem, acima de tudo, para nos obrigar a pensar e a refletir. Nem sempre somos capazes de chegar a conclusões sobre soluções concretas para os nossos desafios, para os nossos problemas. Mas, seguramente, que vai ser muito mais fácil encontrá-los e encontrar denominadores comuns, se formos capazes de ter uma democracia mais esclarecida, em que as pessoas possam participar e, sobretudo, que possam sentir que a sua voz e sua participação tem consequências.

De facto para o bem e para o mal os representantes políticos que temos são escolhidos por nós. Portanto, discutir e participar de uma forma livre e espontânea é um valor incalculável para a nossa democracia”.